Escola Secundária de Vila Verde desenvolve projecto com escola espanhola

As Nossas Escolas

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34714

A Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) está a participar, juntamente com o Instituto ‘El Pomar’ de Espanha, no projecto europeu ‘Erasmus+ Ação Chave 2, KA219’, que se debruça sobre o estudo bilingue e as novas tecnologias.
Este projecto permite que ambas as escolas desenvolvam em conjunto um programa de dois anos onde os professores e alunos irão partilhar experiências e trabalhar em conjunto. Irá ainda permitir internacionalizar as escolas, bem como divulgar as duas regiões onde estas se inserem.

O Instituto ‘El Pomar’, de Jerez de los Caballeros, e a ESVV integram este projecto ‘Erasmus+ Ação Chave 2, KA219’ com um trabalho intitulado ‘La ciudadanía europea a través de la enseñanza bilingüe y las nuevas tecnologías’.
Dos 126 projectos espanhóis concedidos nesta modalidade e dentro da convocatória de 2017, o Instituto ‘El Pomar’ conseguiu o lugar 27.º, segundo informação da Agência Erasmus+ espanhola. A iniciativa enquadra-se no programa da União Europeia e será desenvolvida até 2019 pelas e duas escolas.

“O Instituto ‘El Pomar’ sentiu a necessidade de estudar as metodologias de ensino em idiomas estrangeiros (Português e Inglês). Neste sentido, apostou trabalhar em conjunto com a ESVV, tendo em conta os resultados do PISA (eficácia nas provas externas) de forma a poder melhorar os resultados dos seus alunos na língua inglesa e no estudo mais aperfeiçoado da língua portuguesa para que os seus alunos ao ingressarem nas empresas levem consigo mais conhecimento”, explica Luís Monteiro. O coordenador do projecto na ESVV acrescenta que “simultaneamente, o projecto, deseja melhorar as práticas docentes. Com este projecto, os alunos irão, também, ter a possibilidade de trabalharem as novas tecnologias da informação e da comunicação, fomentando o trabalho em equipa e intercultural”.

Neste primeiro ano, o projecto irá centrar os seus objectivos no trabalho junto dos docentes elaborando materiais de ensino e de estratégias educacionais e na formação académica e cultural dos nossos alunos.
Nos dias 25 e 26 de Outubro, realizou-se na ESVV uma primeira reunião transnacional para planificar as actividades deste primeiro ano do projecto. Foi ainda realizada uma visita dos docentes espanhóis e portugueses, juntamente com a o director e a sua equipa da direcção da ESVV à Câmara de Vila Verde, onde reuniram com a vereadora da Educação, Júlia Fernandes.

Para o segundo ano, está prevista a realização de seminários formativos para os professores e partilha de aulas com grupos de alunos das duas escolas.
O projecto contempla ainda a criação de uma secção bilingue nas duas escolas e serão desenvolvidas as competências digitais, a melhoria das competências linguísticas, a aquisição de uma maior consciência europeia e uma melhor inserção na via profissionalizante através do plurilinguismo e domínio das novas tecnologias.“Em termos práticos, tendo em atenção o cronograma, serão desenvolvidas actividades em comum: seminários, job shadowing, visitas de alunos e professores, criação de um blogue, um canal de Youtube e um código de boas práticas docentes”, acrescenta a mesma fonte.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia