Centro Qualifica alarga rede de colaboração a mais entidades

Braga, Ensino

autor

Miguel Viana

contactar num. de artigos 1949

O Centro Qualifica assinou ontem acordos de colaboração com 18 entidades (agrupamentos de escolas, associações, empresas privadas e instituições de solidariedade social).
O objectivo é disponibilizar serviços de diagnóstico e orientação de adultos, com vista à integração social e laboral, e alargar a rede do Centro Qualifica.

“O centro tem sido um sucesso. Foram cerca de 400 os utentes que já passaram pelo centro, para serem encaminhados, para ter a situação acompanhada. Nós pretendemos, com este alargamento de rede alargar a oferta de formação disponível e a própria base de recrutamento de pessoas que possam usufruir dos serviços do Centro Qualifica”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

O autarca lembrou, ainda, o início conturbado do Centro Qualifica, principalmente ao nível do enquadramento legal, e destacou a forte ligação da estrutura às instituições particulares de solidariedade social e às empresas. “Isso pode ser, de facto uma base muito importante para que as pessoas, mesmo empregadas, possam ter acesso a melhores condições de qualificaçção para o futuro”, considerou Ricardo Rio.

O autarca explicou ainda que muitas das acções do Centro Qualifica podem decorrer fora de portas. “Temos muito trabalho externo, junto das escolas, junto da comunidade, junto das empresas. Temos, por exemplo, os Transportes Urbanos de Braga e a Bragahabit (empresa municipal gestora das habitações municipais) que, quer naquilo que são as suas bases de recursos humanos, quer nos seus interlocutores, são uma fonte de angariação de possíveis beneficiários do trabalho que é desenvolvido pelo Centro Qualifica”, disse Ricardo Rio.

Dirigindo-se aos participantes na cerimónia de assinatura dos protocolos, o edil bracarense, mostrou-se “reconfortado por nunca se ter desistido” da criação do Centro Qualifica, que considerou ser “uma mais-valia” para o concelho.
Ricardo Rio pediu aos bracarenses que “não deixem de bater à porta do Centro Qualifica”, no sentido de procurarem melhores condições de vida.

O Centro Qualifica do Município de Braga é um consórcio constituído entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda, a Escola Profissional de Braga e a Associação Industrial do Minho e tem como missão sensibilizar os bracarenses para a importância da aprendizagem ao logo da vida e auxiliar na melhoria das suas qualificações, contribuindo, assim, para a integração no mercado de trabalho, ascensão na carreira e/ou reconversão profissional.

O centro destina-se a maiores de 18 anos que pretendam terminar as formações escolares (4.º, 6.º, 9.º ou 12.º anos), profissional, de dupla certificação ou que queiram obter formação numa área específica.

Instituições apoiantes abrangem várias áreas de intervenção

O Centro Qualifica conta, actualmente, com cerca de 30 entidades das mais variadas áreas de intervenção. Ontem, aderiram mais 18 entidades: Academy Slyou, Agrupamentos de Escolas André Soares, Braga Oeste, Celeirós, Real e Dr. Francisco Sanches, Antunes & Amorim, União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, BragaHabit, Esprominho, Federação Associações Pais de Braga, Gesmind, GTI Form, TUB, XZ Consultores, CastelMaia e Domingos da Silva Teixeira.
Em breve serão assinados protocolos com mais uma dezena de entidades, entre elas o Exército Porttuguês, a GNR e os Serviços Sociais da Universidade do Minho.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia