‘Braga em Risco’ faz da cidade referência na ilustração nacional

Braga

autor

José Paulo Silva

contactar num. de artigos 2227

Vinte e dois ilustradores, 13 exposições, cinco apresentações de livros, 10 oficinas, perfomances e o ‘Mercado Riscado’ preenchem a segunda edição de ‘Braga em Risco’, encontro de ilustração que decorre até 25 de Novembro.
“Queremos que este encontro seja um marco da ilustração em Portugal”, assumiu ontem Pedro Seromenho, ilustrador e curador do ‘Braga em Risco’, na apresentação do evento organizado pela Câmara Municipal de Braga e que tem como parceiro privilegiado a Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

“O encontro terá traços, linhas e cores de Outono”, revelou Pedro Seromenho, destacando a presença em Braga de grande número de ilustradores nacionais, da italiana Anna Forlatti e do espanhol Marcos Guardiola.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Lídia Dias, relevou a “vertente pedagógica” de ‘Braga em Risco’, expressa, por exemplo, em ‘Outonalidades’, uma mostra de arte colaborativa com a participação de mais um milhar de alunos de escolas do 1º ciclo do concelho, desafiados a preeencherem micro-telas com temas alusivos ao Outono.

Esta exposição estará, como muitas outras, patente, a partir deste sábado, dia 11, no Edifício do Castelo, já transformado em “palácio de artes e criatividade”.
A Casa dos Crivos e o Museu da Imagem acolhem também exposições e outras iniciativas do vasto programa de ‘Braga em Risco’.
Nos claustros da Rua do Castelo funcionará, entre as 15h00 e as 18h00 de sábado, o ‘Mercado Riscado’, onde será possível observar o trabalho ao vivo de ilustradores, bem como adquirir as suas obras.

Paula Tavares, directora da Escola Superior de Design do IPCA, elogiou ‘Braga em Risco’ como encontro que contribui para o reconhecimento da profissão de ilustrador.
“A ilustração já não é vista como arte menor, é uma área para explorar e da qual se pode fazer profissão”, afirmou aquela responsável.
Alunos do mestrado de ilustração e Animação do IPCA apresentam uma colectiva no Edifício do Castelo.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia