“Educar para a Igualdade” dá mote à VII Semana Municipal para a Igualdade

Cávado

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34751

“Educar para a Igualdade” é o mote da VII Semana Municipal para a Igualdade, que decorre na Póvoa de Lanhoso entre os dias 19 e 25 de novembro de 2017.

Promovida pelo Município, este ano, foi escolhida a temática da Igualdade e da sua estreita relação com a Educação, na forma como esta influencia a aceitação e respeito ou não da Igualdade e Diversidade.

“A promoção da igualdade de género tem sido uma aposta da autarquia no âmbito da sua estratégia de fomentar um concelho com responsabilidade social. Este é um serviço muito importante que, através da sensibilização e do envolvimento da comunidade escolar em particular, tem obtido resultados muito positivos. Assim, melhoramos a qualidade de vida dos Povoenses”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
O II Theatro Concerto Inclusivo, os Workshops de Braille, uma exposição e a abolição de uma barreira arquitetónica são algumas das propostas desta edição, que conta também com um momento destinado à divulgação e formação da Carta Portuguesa da Diversidade, visto que se encontra no município Povoense o núcleo desta Carta, no Norte do país.

Esta Semana é promovida no âmbito do Serviço para a Promoção da Igualdade de Género dos Serviços de Ação do Social do Município.

Programa diversificado
O programa da Semana Municipal para a Igualdade é diversificado e compreende, no dia 19 de novembro, data em que se assinala o Dia Internacional do homem, a realização de uma caminhada ou pedalada para a Igualdade, em que se pede às pessoas participantes que entreguem um brinquedo para alegrar o Natal de uma criança carenciada. O ponto de partida e de chegada é a Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila da Póvoa de Lanhoso.
Assinalando-se a 20 de novembro o Dia dos Direitos Internacionais das Crianças, a proposta é, pelas 10h00, o reinício do projeto pioneiro “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos” com as crianças da sala dos quatro anos a frequentar o Jardim de Infância de S. Gonçalo da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, nas instalações desta entidade.

Nos dias 20 (15h00) e 21 (10h00, 14h30 e 16h30) de novembro, a proposta é a realização de quatro Workshops de Braille, dinamizados por Ana Patrícia Santos e Fátima Alves, técnica e diretora de serviços do Instituto Nacional de Reabilitação. Para além do público em geral, os/as utentes da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga são também destinatários/as. Esta formação realização nas instalações do Banco de Voluntariado (junto ao Pavilhão 25 de Abril, na Vila Povoense).

A formação “Conhecer e implementar a Carta Portuguesa para a Diversidade” é a proposta para o dia 22 de novembro, sendo dinamizada por Carla Calado, técnica da Fundação Aga Khan Portugal e elemento da Comissão Executiva da Carta para a Diversidade - Lisboa. Esta formação decorrerá entre as 9h30 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 17h30, no Centro Interpretativo Maria da Fonte. Técnicos/as de IPSS´s; empresários/as; entidades Signatárias e a comunidade em geral são destinatários/as.

O Dia pelo Fim da Impunidade assinala-se a 23 de novembro e o programa prevê, pelas 10h00, a iniciativa “Testemunho de vida: Um exemplo de resiliência e superação”, no Fórum dos Bombeiros Voluntários. Para as 11h00, está marcado o início da Marcha contra a Violência Sobre as Mulheres e para a Igualdade, desde o Fórum dos Bombeiros Voluntários, na Avenida da República. A comunidade em geral e a escolar em particular são os/as destinatários/as. Para o mesmo dia, está prevista a eliminação de uma barreira arquitetónica localizada na Avenida dos Bombeiros Voluntários, na Vila Povoense.

No dia 24 de novembro, assinalando o Dia Nacional da Cultura Científica e antecipando o Dia Mundial para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres(25 de novembro), realiza-se a II edição do Café Concerto Inclusivo, direcionado para a comunidade em geral.

Ainda no âmbito do programa definido para esta Semana, irá decorrer entre 14 de novembro e 7 de dezembro uma exposição de pintura intitulada “Igualdade na Diferença”, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Deficientes Manuais. A abertura está marcada para as 15h00, na Galeria de Exposições do Theatro Club.

*** Nota da C.M. de Póvoa de Lanhoso ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia