Bienal de Pintura do Eixo Atlântico é caso único

Braga

autor

Isabel Vilhena

contactar num. de artigos 1292

“A Bienal de Pintura do Eixo Atlântico é caso único na Europa” afirmou ontem Xoan Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico. “Fazemos há mais de 20 anos. É caso único na Europa, existir uma bienal de pintura de uma Euro-região com esta longevidade”, vincou.
A XII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico foi ontem inaugurada na sala de exposições da Praza do Príncipe, numa cerimónia que contou com a presença do secretário-geral da Cultura, Anxo Lorenzo, e a directora geral da Juventude, Participação e Voluntariado, Cecilia Vázquez Suárez, departamentos da Xunta que participam no certame de pintura.

Nesta edição, que iniciou o seu percurso em O Barco, e visitará as cidades do Eixo durante o próximo ano, participaram mais de 120 artistas.
A Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, com 20 anos de existência, tornou-se numa das principais da Euro-região, juntamente com a Bienal de Cerveira, e constitui um autêntico escaparate da criação pictórica galaico portuguesa na Península Ibérica.

“Representa a prova mais importante de partilha da relação cultural da euro-região, valorizando os novos artistas e muitos dos que já ganharam, hoje são artistas reputados a nível internacional porque foi a Bienal de Cultura que lhes deu palco para serem conhecidos”, afirmou Xoan Mao, sublinhando que a iniciativa “promove a criação artística da Euro-região, não só da cultura para consumo, mas da indústria cultural para o desenvolvimento económico”.

A inauguração em O Barco é uma aposta na promoção do interior da Euro-região, já que este tipo de eventos geralmente ocorrem nas grandes cidades da costa, o que de alguma forma limita o acesso aos recursos culturais das cidades do interior, menos povoadas e portanto com menos recursos disponíveis.
A coesão do território constitui uma das prioridades do Eixo Atlântico, seja no âmbito da cultura ou das infraestruturas.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia