Alunos da Didáxis vencem “O Meu Projecto é Empreendedor”

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34760

Se a ideia dos jovens Miguel Ângelo Ribeiro e José Carlos Pinto, da Escola Didáxis de Riba de Ave, avançar para produção os cidadãos portadores de deficiência em cadeira de rodas vão poder treinar em casa num tapete indoor especialmente concebido para eles. O projecto 'MOVE' foi o grande vencedor da edição deste ano do concurso 'O Meu Projecto é Empreendedor”, cujos vencedores foram conhecidos na passada sexta-feira, 10 de novembro, numa cerimónia que contou com a presença do vereador da Educação, Leonel Rocha, e do vereador da Economia,  Empreendedorismo e Inovação, Augusto Lima.
 
O projeto 'All in One Kitchen', que consiste na construção de uma cozinha de tamanho reduzido, valeu aos alunos Ricardo Monteiro e Ricardo Costa da escola profissional FORAVE  o segundo lugar da iniciativa. Já a 'Gomalina', ideia de produção de gomas de vinho do Porto e de Licor Beirão, da autoria da aluna Anne Ribeiro, finalista do Externato Infante D. Henrique, alcançou o terceiro lugar. Ao primeiro, segundo e terceiro classificados foram atribuídos prémios no valor de 1000, 500 e 250 euros, respectivamente.  
 
Referência ainda para as menções honrosas entregues a Mariana Moreira, aluna da Escola Profissional FORAVE, que confeccionou uma alheira de carapau e salmão, e a Fábio Mendes e Ivo Castro, alunos do INA -Instituto Nun'Alvres, que desenvolveram um dispositivo  para invisuais de detecção de obstáculos não detectáveis pelas bengalas. 
 
Recorde-se que o concurso O Meu Projecto é Empreendedor é desenvolvido a partir das salas de aula do ensino profissional de Famalicão com os alunos a serem incentivados a desenvolverem as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP) com sentido de proposta ao mercado.
 
Este ano foram apresentados a concurso 21 projectos relativos ao ano lectivo 2016/2017. Os doze finalistas da iniciativa correspondem a ideias desenvolvidas na CIOR, FORAVE, INA - Instituto Nun’Alvares, ALFACOOP, Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e Didáxis de Riba de Ave.
 
O grau de inovação, a exequibilidade e o impacto social e/ou económico da ideia foram os critérios tidos em conta pelo júri da iniciativa. 
 
Fomentar o empreendedorismo, destacando as Provas de Aptidão Profissional (PAP) mais empreendedoras apresentadas pelos alunos finalistas dos cursos profissionais do concelho, é o grande objectivo da iniciativa.


*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Vila Nova de Famalicão ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia