Atenção! Já pode queimar mas o tempo seco exige precauções

Cávado

autor

Teresa M. Costa

contactar num. de artigos 2487

Multiplicaram-se ontem os telefonemas para os corpos de bombeiros, GNR e Centros Distritais de Operações de Socorro (CDOS) de Braga e de Viana do Castelo sobre a legalidade de fazer queimas e queimadas.
Com o fim do período crítico, que tinha sido prolongado até 15 de Novembro, já é possível realizar queimas de sobrantes e queimadas, mas para as últimas continua a ser obrigatória autorização da respectiva câmara municipal ou junta de freguesia e acompanhamento técnico adequado.
Quanto à queima de sobrantes, ela já se pode fazer, mas o tempo seco e a acumulação de combustíveis nas matas e espaços florestais obrigam a alguns cuidados.
O amontoado de sobrantes deve ser afastado de pastos, silvados, matos ou árvores, recomenda o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A volta dos sobrantes que quer queimar, deve abrir uma faixa limpa de vegetação que deve ser molhada antes de iniciar a queima.
Junto ao local deve ser mantido um recipiente com água ou uma mangueira.
Os montes a queimar devem ser de pequena dimensão e queimados aos poucos.
Quem está a realizar a queima deve manter-se atento e vigilante a eventuais faúlhas ou às alterações do vento.
Queime até ficarem apenas as cinzas e apague molhando o local ou com terra. Nunca abandone o local sem se assegurar de que não existe fumo a sair das cinzas, até porque se da queima resultar um incêndio o autor incorre num crime de incêndio por negligência.
O abandono de uma queima implica uma contra-ordenação, de acordo com uma alteração legislativa deste ano.
A GNR, através do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e do dispositivo territorial mantém-se vigilante e tem adoptado um patrulhamento preventivo.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia