Centro de Mar de Viana do Castelo celebra terceiro aniversário e cria Prémio Ernâni Lopes

Alto Minho

autor

Redacção

contactar num. de artigos 35076

O Centro de Mar de Viana do Castelo assinalou ontem o seu terceiro aniversário com a abertura da exposição “A viagem interminável do lixo” e com a dinamização da IV Semana do Mar. Destinada sobretudo à comunidade escolar, a abertura contou com a presença do 2.º A da Escola de Ensino Básico da Avenida, que participou no evento com declamações e representações sobre o tema do mar.

Localizado na ré do Navio Hospital Gil Eannes, o Cento de Mar abriu portas a 16 de novembro de 2014, Dia Nacional do Mar. Desde então, tem-se afirmado como um espaço privilegiado para apresentação de diversos projetos associados à atividade marítima do concelho. Constituído por um auditório, uma sala de exposições (Ernâni Lopes) e por um Centro de Documentação Marítima, o Centro de Mar assume-se como uma plataforma de divulgação do conhecimento e cultura marítima do distrito de Viana do Castelo.

Ontem, dia em que celebrou o seu terceiro aniversário e no âmbito da IV Semana do Mar, o Centro de Mar apostou numa programação diversificada direcionada ao público em geral e à comunidade escolar com a inauguração da exposição “A viagem interminável do lixo marinho”. Esta exposição, que parte de uma colaboração entre o Centro de Mar e a Associação Portuguesa de Lixo Marinho, pretende sensibilizar a comunidade para a problemática do lixo marinho e o seu impacto na natureza e nos ecossistemas. A exposição estará patente na sala Ernâni Lopes até ao final de 2018 e a entrada é livre. A marcação de visitas guiadas pode ser efetuada através do site do Centro de Interpretação e Monitorização (CMIA) em www.cmia-cm-castelo.pt.

Paralelamente, foi apresentada a primeira edição do Concurso Ernâni Lopes, direcionado a todos os ciclos de ensino com o objetivo de divulgar e premiar os trabalhos realizados pelos alunos relacionados com a temática do mar. Já no âmbito da exposição - “Nós de Marinheiro”, patente na sala de exposições temporárias do Centro de Mar, serão promovidas até dia 23 de novembro quatro sessões temáticas de “Aulas a bordo” sobre esta arte.

No dia 18 de novembro, sábado, a partir da 10h30, a Câmara Municipal e a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo promovem o showcooking - Sabores do Mar de Viana. A 19 de novembro, pelas 10h30, tem lugar a apresentação do livro “As crónicas de uma baleia” da autoria da escritora Ana Lucas.

*** Nota da C.M. de Viana do Castelo ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia