Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Vila Verde: Cervães celebra a ‘Tradição dos Nossos Avós’ com a recriação do ‘Ciclo de Pão de Milho’
Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Vila Verde: Cervães celebra a ‘Tradição dos Nossos Avós’ com a recriação do ‘Ciclo de Pão de Milho’

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Vila Verde: Cervães celebra a ‘Tradição dos Nossos Avós’ com a recriação do ‘Ciclo de Pão de Milho’

Cávado

2017-11-17 às 19h06

Redacção Redacção

A freguesia de Cervães prepara-se para fazer a estreia nas andanças da Rota das Colheitas com três dias de promoção e valorização da tradição local. Exposições, degustações, momentos musicais e visitas guiadas são algumas das atividades contempladas na iniciativa ‘Tradição dos Nossos Avós - Ciclo de Pão de Milho’, que decorre de 18 a 20 de novembro, no Centro Social e Paroquial de Cervães. Um evento altamente mobilizador, que conta com a participação de todas as forças vivas da freguesia (associações, Junta de Freguesia, estabelecimentos de ensino…), que resulta de uma organização conjunta entre a cervanense Maria Amélia Oliveira e o Centro Social e Paroquial de Cervães.

Citação

A freguesia de Cervães prepara-se para fazer a estreia nas andanças da Rota das Colheitas com três dias de promoção e valorização da tradição local. Exposições, degustações, momentos musicais e visitas guiadas são algumas das atividades contempladas na iniciativa ‘Tradição dos Nossos Avós - Ciclo de Pão de Milho’, que decorre de 18 a 20 de novembro, no Centro Social e Paroquial de Cervães. Um evento altamente mobilizador, que conta com a participação de todas as forças vivas da freguesia (associações, Junta de Freguesia, estabelecimentos de ensino…), que resulta de uma organização conjunta entre a cervanense Maria Amélia Oliveira e o Centro Social e
Paroquial de Cervães.

A iniciativa surge de uma imensa vontade de valorizar e promover as potencialidades locais. “É uma oportunidade de valorizar a cultura e as tradições, alertando os mais novos para o imenso património da freguesia e para a importância de o cuidar e preservar. Por outro lado, procuramos também divulgar o património natural, temos zonas com excelentes condições para atividades de comunhão com a natureza (caminhadas, trilhos…)”, afirmou Maria Amélia Oliveira, lembrando que a freguesia tem uma forte ligação à natureza e à tradição rural. “Em meados do século XX, ainda existiam 11 moinhos de rodízio [moinho de água com roda horizontal]. Hoje em dia, alguns já estão a ser restaurados, mas a maioria continua em ruínas”, rematou.

Um programa rico e diversificado
A ‘Tradição dos Nossos Avós - Ciclo de Pão de Milho’ arranca ao início do serão de sábado (18 de novembro), pelas 21h00, com a abertura da exposição, que será abrilhantada por uma atuação de música ao vivo. Fotografias, utensílios e artefactos são apenas alguns dos elementos integrantes de uma mostra composta por materiais recolhidos em exclusivo na freguesia de Cervães, que estará aberta ao público durante os três dias do evento.

Degustar o pão de milho acabado de sair do forno
No domingo de manhã haverá uma caminhada que incita ao contacto com a natureza e inclui a visita a um antigo moinho que está a ser alvo de uma intervenção de recuperação. No mesmo dia, durante o período vespertino, decorre a degustação do pão de milho (cozido no local e servido acabadinho de sair do forno) e das tradicionais ‘Sopas de Burro Cansado’, animada por uma atuação de folclore. Para a segunda-feira, 20 de novembro, estão reservadas as visitas dos estabelecimentos de ensino da freguesia e dos utentes seniores do Centro Social e Paroquial de Cervães.

 A iniciativa insere-se na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que, de agosto a novembro, se desdobra em 35 iniciativas de promoção e valorização da genuína tradição.

*** Nota da C.M. de Vila Verde ***

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho