Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Câmara Municipal continua a investir fortemente Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Câmara Municipal continua a investir fortemente Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Recorde de golos difícil mas possível

Câmara Municipal continua a investir fortemente Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Vale do Ave

2017-11-17 às 20h01

Redacção Redacção

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continua a investir fortemente no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, contando para o efeito com apoios comunitários. No próximo ano de 2018 continuam a ser desenvolvidos projetos de valorização e preservação do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, ex-líbris do concelho Cabeceirense, alguns deles iniciados em 2016.

Citação

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continua a investir fortemente no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, contando para o efeito com apoios comunitários. No próximo ano de 2018 continuam a ser desenvolvidos projetos de valorização e preservação do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, ex-líbris do concelho Cabeceirense, alguns deles iniciados em 2016.

Novo Serviço de Atendimento Único/Espaço do Cidadão

Em fase de conclusão estão as obras de Remodelação do Piso Térreo da ala poente do Mosteiro onde se localizam alguns serviços da Câmara Municipal e onde estão a ser criadas as condições para a instalação de um novo Balcão Único de Atendimento/Espaço do Cidadão de acordo com a tipologia definida pela Agência de Modernização Administrativa, eliminando barreiras arquitetónicas e permitindo acessibilidade para todos e, no âmbito da eficiência energética, melhorando as condições térmicas e de iluminação.
Considerando a relevância e valor patrimonial do edifício do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, o projeto foi executado sob a supervisão da Direção Regional da Cultura do Norte, sendo a execução da obra acompanhada e monitorizada pelos mesmos serviços e contando também com acompanhamento arqueológico.
O projeto, com um investimento global de 370 mil euros, foi objeto de uma candidatura designada ‘Município Mais’, apresentada ao Aviso NORTE-50-2016-12 - Promoção das TIC na Administração e Serviços Públicos, Programa Norte 2020, sendo financiado por este programa comunitário através do FEDER no montante de 223 mil euros.
A empreitada arrancou em junho e implicou a transferência do Serviço de Atendimento Único, do Posto de Atendimento ao Cidadão e da Tesouraria para o Posto de Turismo, onde é atualmente e provisoriamente feito o atendimento aos munícipes, enquanto decorrem as obras de beneficiação do rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho.

Novas coberturas dos Paços do Concelho e Igreja

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto viu aprovada em agosto de 2016 uma candidatura de 2 milhões de euros, designada ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar’, para a afirmação do património histórico-cultural como produto turístico de afirmação do território de Cabeceiras de Basto na oferta turística da região, contando também com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.
A candidatura, aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), prevê a concretização de projetos e diversos estudos que visam, entre outras, a execução de obras de beneficiação das coberturas da Igreja e da ala nascente do Mosteiro, reabilitação de vãos e pinturas das fachadas; conservação e restauro da fachada principal da Igreja e torres sineiras; a reabilitação do espaço onde antigamente funcionou a livraria; o desassoreamento da Ribeira de Penoutas que visa baixar o nível freático na envolvente ao Mosteiro; bem como a construção de um coletor de águas pluviais.
A candidatura prevê, ainda, estudos diversos sobre patologias e outros problemas estruturais que afetam o imóvel, sobre a antiga Botica e sobre o sistema hidráulico do Mosteiro, entre outros, para a melhoria do conhecimento científico e histórico deste bem.
Neste momento encontra-se em curso a empreitada de reabilitação das coberturas da igreja e ala nascente do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, obra de substituição dos telhados, bem como da beneficiação das fachadas nascente e sul do Mosteiro. O projeto é cofinanciado no âmbito do Aviso Norte-04-2114-FEDER-000132 do Programa NORTE2020.

Restauro da antiga livraria do Mosteiro

Está também a ser recuperado o espaço onde antigamente funcionou a livraria do Mosteiro, uma intervenção que está a ser efetuada com recurso a obras de minúcia que estão a ser executadas pelas Oficinas Santa Bárbara, empresa altamente qualificada na conservação e restauro do património cultural, com uma equipa de profissionais de formação superior e técnica, com largos anos de experiência e conhecimentos acumulados. No futuro este será um espaço visitável.
De referir que esta intervenção é também cofinanciada pelo Programa NORTE2020.


Fachada principal e torres da igreja reabilitada

Em 2018 serão executadas as obras de conservação e restauro da fachada principal e torres sineiras, incluindo sistemas de afastamento de aves da Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, decorrendo nesta altura o procedimento concursal para a apresentação de propostas.
A defesa deste património é uma responsabilidade coletiva e apesar da igreja, parte do Mosteiro, ser património do Estado, a Câmara Municipal assume esta responsabilidade de zelar pela conservação deste imóvel que consideramos um bem único, de caráter excecional.
A obra vai beneficiar de um apoio comunitário ao abrigo do Programa NORTE2020.

A Câmara Municipal continuará a fazer tudo para ver este Mosteiro inscrito na Lista Indicativa de Portugal ao Património da UNESCO, agora como bem em série, tendo para tal aderido em junho passado à Rede de Mosteiros e Paisagens Culturais Beneditinas que inclui o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, Felgueiras; o Mosteiro de Santo André de Rendufe, Amares; o Mosteiro de São Bento da Vitória, Porto; o Mosteiro de São Bento, Santo Tirso; o Mosteiro de São Martinho de Tibães, Braga; e o Mosteiro de São Miguel de Refojos, Cabeceiras de Basto, sob a coordenação da Direção Regional de Cultura do Norte.

Cabeceiras de Basto e os Cabeceirenses acreditam no sucesso desta candidatura e, por isso, a Câmara Municipal continua a trabalhar na conservação, restauro e valorização deste património histórico-cultural de excelência e que tanto diz aos Cabeceirenses.

*** Nota da C.M. de Cabeceiras de Basto ***

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho