‘Transportes e Cidadania’ chegou a quase cinco mil alunos do concelho de Braga

Braga, Ensino, As Nossas Escolas

autor

Patrícia Sousa

contactar num. de artigos 1824

Sensibilizar os mais novos para a utilização dos transportes públicos e incutir-lhes boas práticas de segurança são os grandes objectivos do projecto que os Transportes Urbanos de Braga (TUB) retomaram a semana passada. ‘Transportes e Cidadania’, que vai na terceira edição, já chegou a quase cinco mil alunos, sendo que este ano lectivo é direccionado a todos os estudantes dos 5.º e 7.º anos de escolaridade das escolas do concelho.

Estas acções de sensibilização, planeadas e executadas pelos colaboradores dos TUB, já se iniciaram e são dirigidas a todos os alunos dos 5.º e 7.º anos de escolaridade, abrangendo, ao longo do ano lectivo 2017/2018, todas as escolas do concelho de Braga.

Em 2015, os TUB chegaram a mais de 1600 jovens de 56 turmas e em 2016 foram abrangidos 3331 alunos de 125 turmas. “Os TUB pretendem ser reconhecidos na mobilidade urbana como um elemento distintivo na sociedade pelo que retomaram o projecto ‘Transportes e Cidadania’”, justifica fonte daquela empresa municipal, destacando que o projecto “visa sensibilizar os alunos do concelho para a mobilidade sustentável”.

Sensibilizar os mais novos para a utilização dos transportes públicos, incutindo-lhes boas práticas de segurança e fomentar o uso da bicicleta em contexto urbano é a mensagem que se pretende passar.
A vertente tecnológica também é abordada nas acções de formação. A página dos TUB na internet, a presença da empresa municipal de transporte nas redes sociais, o blog e a aplicação TUB Mobile, através da qual todos podem aceder, de forma rápida e gratuita, aos horários dos autocarros e às carreiras existentes são apenas alguns assuntos abordados nas acções de sensibilização.

A aula de ‘Oferta Complementar’ inclui, ainda, informação sobre a história do transporte público na cidade de Braga, bem como curiosidades sobre a empresa municipal de transportes.
Os responsáveis dos Transportes Urbanos de Braga deixam, ainda, conselhos aos que utilizam os autocarros, tais como nunca correr para apanhar o autocarro; subir e descer as escadas calmamente e em fila indiana; dar prioridade aos passageiros mais vulneráveis como idosos, grávidas ou com crianças ao colo e portadores de alguma deficiência; não danificar o interior ou exterior dos veículos; não gritar ou fazer barulho; e não colocar a cabeça ou os braços de fora das janelas.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia