Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Cuidadores informais também têm quem cuide deles
Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Cuidadores informais também têm quem cuide deles

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Cuidadores informais também têm quem cuide deles

Braga

2017-11-23 às 09h09

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Se cuida de alguém com Alzheimer ou com outra doença incapacitante ou mesmo com deficiência, saiba que pode contar, a título gratuito, com o grupo de apoio a cuidadores informais ‘Et Partitus’ que vai funcionar, em princípio, às quintas-feiras de manhã, na sede da Junta de Freguesia de S. Victor. O grupo de apoio - um projecto da Coop21 Especial com a parceria da Junta de Freguesia de S. Victor - apresentou-se ontem numa primeira sessão que decorreu naquele espaço e que visou auscultar as necessidades dos cuidados informais.

Citação

Se cuida de alguém com Alzheimer ou com outra doença incapacitante ou mesmo com deficiência, saiba que pode contar, a título gratuito, com o grupo de apoio a cuidadores informais ‘Et Partitus’ que vai funcionar, em princípio, às quintas-feiras de manhã, na sede da Junta de Freguesia de S. Victor.
O grupo de apoio - um projecto da Coop21 Especial com a parceria da Junta de Freguesia de S. Victor - apresentou-se ontem numa primeira sessão que decorreu naquele espaço e que visou auscultar as necessidades dos cuidados informais.

Susana Pedras, psicóloga, integra a equipa multidisciplinar envolvida no grupo de apoio a cuidadores informais e revela a disponibilidade de o adaptar às necessidades.
A sessão de ontem serviu para sensibilizar para o papel e para as dificuldades dos cuidados informais incentivando-as a pedir ajuda.

Susana Pedras lembrou que o cuidador informal é, muitas vezes, uma vítima oculta.
“Ele cuida, mas nunca ninguém lhe pergunta se está bem” afirmou a psicóloga da Coop 21 Especial, que apontou algumas das consequências para o cuidador.
Ser cuidados informal acarreta consequências psicológicas como desânimo, depressão, ansiedade, mas também físicas pelos esforços.

O cuidador fica sem tempo para si próprio, deixa de conviver, isola-se e isso tem repercussões na sua vida social e familiar,
No caso da família, Susana Pedras defende que toda a família se deve adaptar ao processo.
O cuidador que ainda trabalha tem que gerir os vários papéis, a que acrescem as muitas despesas associadas ao cuidar de alguém doente ou como limitações.

O grupo de apoio a cuidadores informais pretende transmitir estratégias para lidar com as várias consequências deste estatuto que ainda não é reconhecido, incentivando as pessoas a cuidarem delas próprias.
Outro objectivo do grupo é ensinar competências de como cuidar dos doentes e promover a partilha dos problemas e das dificuldades. “Pretende ser um espaço onde o cuidador informal pode tirar dúvidas, partilhar, colocar problemas e aprender” descreve Susana Pedras.

O grupo de apoio ‘Et Partitus’, que irá funcionar logo que haja inscrições, vai funcionar na sede da Junta de Freguesia de S. Victor, mas é aberto a toda a comunidade.
O projecto é financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação e é gratuito para os cuidadores que só têm que inscrever-se no grupo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho