Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Celorico promove feira para orientar futuro profissional dos alunos
Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Celorico promove feira para orientar futuro profissional dos alunos

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Celorico promove feira para orientar futuro profissional dos alunos

Vale do Ave

2017-11-25 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Universidades, escolas profissionais e várias entidades como a GNR, Força Aérea, Marinha e Exército são as várias opções que se encontram disponíveis na II Mostra Educativa e Profissional que ontem abriu portas no pavilhão Gimnodesportivo da EB 2,3/S de Celorico de Basto.

Citação

Universidades, escolas profissionais e várias entidades como a GNR, Força Aérea, Marinha e Exército são as várias opções que se encontram disponíveis na II Mostra Educativa e Profissional que ontem abriu portas no pavilhão Gimnodesportivo da EB 2,3/S de Celorico de Basto.

O evento destinado a alunos do ensino secundário e desempregados permite aos jovens aceder a um leque de informação alargada sobre possíveis percursos escolares e profissionais.

Numa organização do Município de Celorico de Basto em parceria com o CLDS 3G Geração Eco e o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, “esta mostra educativa tem por objectivo dar a conhecer aos alunos que já estão em fase de conclusão do ensino secundário e aqueles que vão escolher uma profissão, um conjunto de informações sobre possibilidade de um trabalho no futuro”, explicou Helena Martinho, da Câmara Municipal de Celorico de Basto, na abertura da II Mostra Educativa e Profissional que contou também com a presença do vice-presidente da autarquia, Fernando Peixoto.

Para além da oferta formativa, Helena Martinho salienta a parceria com IEFP, através do Centro de Emprego de Amarante, que permite aos jovens contactar com várias empresas de recrutamento que “dão a conhecer que tipo de recrutamento fazem, o que é mais solicitado no mercado de trabalho e que postura devem adoptar para um recrutamento”.
Para o director do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, António Mesquita, “esta é uma forma de dar a conhecer o mundo exterior para que os alunos possam decidir melhor a opção que querem seguir no futuro”.

Também o ensino profissional está representado, através da Escola Profissional de Fermil e de outrso centros de formação da região. Para Fernando Fevereiro, responsável da Escola Profissional de Fermil, esta “é uma das vias possíveis para os jovens, cuja taxa de empregabilidade ronda os 90 por cento”. Aqui as áreas são variadas, os cursos vão desde a agricultura, electricidade, comércio, saúde e na restauração.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) é uma das profissões que mais suscita curiosidade dos jovens e, muitos deles, acabam por enveredar na carreira. “O objectivo da nossa presença é verem a GNR como uma janela de oportunidades a nível profissional. É importante que os jovens percebam que a GNR é uma força de segurança com uma vertente militar e isso implica algumas especificidades que não têm as outras forças de segurança”, explicou o cabo Mendes, da Secção de Progra mas do Destacamento Territorial de Fafe, esclarecendo que “dentro da GNR, eles têm várias possibilidades em termos de actividade operacional que abrange áreas tão diversas como a investigação criminal, o trânsito, policiamento na rua, corpo de intervenção, grupos de operações especiais, o patrulhamento costeiro, entre muitas outras”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho