CLDS 3G Geração Eco traz “O PROVE” a Celorico de Basto

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 35076

Os alunos da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, conheceram “O PROVE” - promover e vender”, um projeto de empreendedorismo social que pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, e que foi aplicado nos municípios que integram a Dolmen - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL.
A ação decorreu ontem, 5 de dezembro, no auditório da Escola Profissional de Fermil de Basto e foi promovida pelo programa CLDS 3G.

“Queremos que os alunos, sobretudo os que estão inseridos em cursos profissionais tomem conhecimento de projetos de inovação social que procuram fazer a inclusão económica dos produtores locais” disse Manuel Maria Afonso, Coordenador do CLDS 3G Geração Eco. “Apesar de estarmos numa zona maioritariamente rural, esta metodologia devidamente adaptada à nossa realidade trará benefícios, e poderá ajudar os pequenos agricultores a escoar os seus produtos”.
A explicar o projeto esteve Ana Gonçalves, técnica da Dolmen, que procurou ser o mais clara possível na forma como esta iniciativa O PROVE - Promover e Vender funciona.

O objetivo fundamental é potenciar a economia de proximidade, estimular o empreendedorismo em meio rural e a autonomia dos produtores agrícolas. Neste momento esta iniciativa desenvolve-se no âmbito da cooperação interterritorial do Subprograma3 do PRODER.

Os cabazes PROVE são preparados para o consumidor sobretudo urbano, compostos exclusivamente por produtos da época, produzidos localmente, nomeadamente fruta e legumes de elevada qualidade.

Durante a apresentação a técnica explicou todos os pormenores de funcionamento do PROVE, como fazer encomendas, o preço dos cabazes e os locais de recolha. Apresentando as potencialidades desta metodologia bem como as fragilidades e os procedimentos necessários para a sua implementação no município de Celorico de Basto.

*** Nota da C.M. de Celorico de Basto ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia