Doença de Alzheimer: Dia Mundial assinala-se hoje sob o tema 'Demência. É altura de agir'

Nacional

autor

Lusa

contactar num. de artigos 26693

O Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer assinala-se hoje sob o tema “Demência. É altura de agir!” para alertar governos e cidadãos para a necessidade de sensibilizar para uma doença que afeta 90 mil portugueses.

A Associação Alzheimer Portugal assinala a data com várias ações e relembra a urgência da criação e desenvolvimento de um Plano Nacional para as Demências.

O diretor executivo da associação, António Costa, estima que existam em Portugal 153 mil pessoas com demência e, dessas, 90 mil tenham Alzheimer.

O tema das comemorações deste ano aponta para “a necessidade de governos e cidadãos agirem no sentido de divulgar e sensibilizar para esta doença e melhorar a prestação de serviços a pessoas que sofrem de demência e aos seus cuidadores”.

A Alzheimer's Disease International aproveita a oportunidade para lançar o Relatório Mundial sobre a Doença de Alzheimer 2010, com enfoque no impacto económico da doença a nível global.

A celebração do Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer foi lançada na abertura da conferência anual da Alzheimer's Disease International, em Edimburgo, a 21 de setembro de 1994, evocando o décimo aniversário da organização que congrega associações de todo o mundo.

Para assinalar a data, a Associação Alzheimer Portugal promove o III Congresso Nacional de Envelhecimento Cerebral e Doença de Alzheimer, no Porto, e um lanche animado com “Fados e Guitarradas” no Centro de Dia Alzheimer Portugal.

O dia ficará ainda marcado por um almoço-convívio no Parque da Cidade (Porto), pela III Mostra de Saúde de Vila Nova de Gaia e por ação de informação sobre a doença que decorrerá na Casa da Juventude de Esposende e no Lar de Idosos de Travassos, em Fafe.

No Cine Teatro de Pombal decorrerá uma iniciativa com o tema ”Lembrar Alzheimer” e em Almeirim, no Parque Central da Cidade, será distribuída informação sobre a doença.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia