Contra a pobreza: 71 olhares diversos

Cávado

autor

Costa Guimarães

contactar num. de artigos 313

Rui Ferreira foi o vencedor do concurso de Artes “Diversidartes” que assinalou o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social - 2010.
Foi uma iniciativa da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN), em parceria com o Município de Amares, alargada a seis formas de expressão artística em pareceria com seis Municípios do Cávado: Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.
Do concurso resultou uma exposição, na Galeria de Informação, inaugurada pela vereadora da Câmara de Amares, Sara Leite, e pela responsável do Núcleo de Braga da Rede Europeia Anti-Pobreza, Isabel Amorim.

Das 71 fotografias submetidas à temática da Pobreza e exclusão Social, foi seleccionada uma vencedora e duas menções honrosas, que receberam lembranças oferecidas pelo Município de Amares. O vencedor Rui Ferreira recebeu, ainda, um prémio no valor de 200 euros a atribuir no dia 4 de Dezembro, no museu D. Diogo de Sousa, em Braga, numa cerimónia envolvendo os seis municípios aderentes.

Paulo Costa (menção honrosa) e Bruna Vieira (menção honrosa) foram os outros premiados neste concurso.
Esta iniciativa teve o objectivo de, através da arte, “sensibilizar a sociedade civil para a importância das responsabilidades individual e colectiva na luta contra a pobreza e a exclusão social”.

Pretendia-se, ainda, encorajar a participação de todos na “promoção de uma sociedade mais justa, responsável e solidária, na igualdade de oportunidades e na redução dos preconceitos e estigmas da pobreza e da exclusão social”.

As áreas artísticas a concurso foram a Fotografia, Escultura, Pintura, Teatro, Música e Dan-ça. O concurso envolveu a parti-cipação de instituições de solidariedade social, associações, escolas públicas e privadas, bem como a população em geral com residência nos concelhos da região do Cávado.

Troca de lâmpadas economizadoras

A EDP serviço Universal efectua hoje, em Amares, uma troca de lâmpadas economizadoras (troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas - LFC).
Esta acção terá como suporte duas carrinhas EDP devidamente identificadas no Largo do Município e na Praça do Comércio, em Ferreiros, entre as 12 e as 19 horas.

Trata-se de uma acção do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo, que é financiada e regulada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. São oferecidas 4 lâmpadas economizadoras a cada pessoa, em troca de 4 lâmpadas incandescentes e do preenchimento de um pequeno questionário, comprovativo da entrega.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia