UMinho premiada na Croácia

Ensino

autor

Redacção

contactar num. de artigos 31659

Vasco Lopes, doutorando de Informática da Universidade do Minho, ganhou o ‘Best Student Paper Award’ na 18.ª Conferência Internacional de Software, Telecomunicações e Redes (SoftCOM 2010), realizada recentemente na Croácia.
O estudo, intitulado ‘A Micro-Mobility Solution for Supporting QoS in Global Mobility’, propõe um modelo para melhorar o sistema que suporta os equipamentos móveis com acesso à Internet (telemóveis, iPods, iPhones, PDAs).
O objectivo é assegurar o bom funcionamento de aplicações multimédia, como o YouTube, ou com tráfego em tempo real, como o Skype e GoogleTalk.
O seu modelo foi avaliado através de uma ferramenta capaz de representar situações reais de mobilidade, nomeadamente caminhar, correr, andar de bicicleta ou de automóvel.


“A degradação do serviço de Internet móvel devido à mobilidade pode impedir a utilização satisfatória de aplicações multimédia”, explica Nuno Lopes.
Os utilizadores da Internet sem fios exigem, em simultâneo, mobilidade e qualidade de serviço.
“Pode-se afirmar que a expansão das aplicações multimédia em dispositivos móveis depende da qualidade de serviço oferecida”, reforça o investigador.
Nuno Vasco Lopes foi orientado pelos professores Alexandre Santos, do Departamento de Informática, e Maria João Nicolau, do Departamento de Sistemas de Informação da UMinho, também co-autores do artigo premiado.
A SoftCOM 2010 contou com o patrocínio do Institute of Electrical & Electronics Engineers (IEEE), a maior organização profissional do mundo.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia