Católica - Braga disponibiliza gratuitamente ferramenta online de apoio a crianças com Necessidades Educativas Especiais

Ensino

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34760

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica - Braga passa a disponibilizar, gratuitamente, uma ferramenta de apoio a crianças com Necessidades Educativas Especiais. Esta iniciativa decorre da identificação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial, da carência de ferramentas deste tipo em português, em especial das vocacionadas para as crianças com limitações ao nível da linguagem e da memória.

Esta ferramenta, denominada fala comigo, foi desenvolvida por Rui Silva, aluno finalista da Licenciatura em Tecnologias da Informação e da Comunicação, com o apoio de um profissional da Educação Especial e sob a supervisão de dois docentes da Faculdade de Ciências Sociais.

O fala comigo está acessível em http://projectos.braga.ucp.pt/falacomigo e tem como principal destinatários as crianças com Necessidades Educativas Especiais do espectro do autismo, ou outras com limitações ao nível da linguagem e da memória, especialmente entre os 3 e os 6 anos. A ferramenta associa imagens, de diversas categorias, à sua designação e ao respetivo som, podendo ser uma ferramenta de trabalho autónomo ou guiado, por um profissional ou pela família, dependendo da criança e do contexto em que é utilizada. Nesta versão inicial, estão disponíveis 170 conceitos, enquadrados em 8 categorias: atividades, alimentos, animais, casa, corpo, emoções, objectos e vestuário.

A Faculdade de Ciências Sociais aposta na colaboração entre as suas formações de diversas áreas e estimula os alunos de licenciatura e de mestrado a desenvolverem atividades de investigação e de desenvolvimento que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade. O fala comigo é a primeira de várias ferramentas que serão desenvolvidas nos próximos anos pela Licenciatura em Tecnologias de Informação e da Comunicação e pelo Mestrado em Comunicação e Formação Multimédia para responder às necessidades identificadas no Mestrado em Educação Especial.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia