Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Barcelos promove Caminhos de Santiago
Vizela moderniza Parque das Termas

Barcelos promove Caminhos de Santiago

Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Barcelos promove Caminhos de Santiago

Cávado

2012-06-14 às 23h15

Redacção Redacção

Barcelos tem um lugar importante na temática dos Caminhos de Santiago. Situada no percurso do Caminho Português - o segundo com maior número de peregrinos - a cidade viu a lenda do Galo extravasar as fronteiras do concelho e dar origem à imagem que mais identifica Barcelos e o País.

Citação

Barcelos tem um lugar importante na temática dos Caminhos de Santiago. Situada no percurso do Caminho Português - o segundo com maior número de peregrinos - a cidade viu a lenda do Galo extravasar as fronteiras do concelho e dar origem à imagem que mais identifica Barcelos e o País. Ao longo dos tempos, a lenda do Galo e as referências ao patrono São Tiago, foram alguns dos poucos elementos que subsistiram à indiferença a que as peregrinações a Santiago foram votadas, na área do concelho de Barcelos.
Com a classificação do primeiro Itinerário Cultural Europeu, em 1987, a então Comunidade Económica Europeia reconhece não só a transversalidade deste percurso como a sua importância e significado para o processo de construção e unificação da Europa.
A rede de percursos definidos a partir dos antigos traçados utilizados pelos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Tiago, ao longo de mil anos de peregrinação, começou a ser novamente percorrida por uma nova geração de peregrinos, motivados por razões religiosas, culturais e turísticas.
Nos dias de hoje, milhares de peregrinos fazem o percurso em direção a Santiago de Compostela, com os seus diferentes traçados.
Atualmente, o papel do Município de Barcelos na gestão do Caminho Português passa, fundamentalmente, pela resolução dos desafios colocados pela logística e pela manutenção dos traçados. A abertura do Albergue Municipal, em Tamel S. Pedro Fins, veio dotar este Caminho de uma estrutura imprescindível na assistência aos peregrinos. Desde 18 de abril de 2010 - dia da inauguração - até 7 de junho de 2012, passaram por este Albergue 7272 peregrinos de múltiplas nacionalidades.
Entretanto, por iniciativa da Associação Espaço Jacobeus (AEJ) de Barcelos e com o apoio da Câmara Municipal, procedeu-se à colocação de sinalética em cerâmica na parte sul do concelho, estando em estudo a implantação de sinalética semelhante no resto do concelho. Em alguns troços da antiga EN 306, sobretudo os mais perigosos para os peões, foram instalados avisos aos automobilistas para a circulação dos peregrinos.
Para além das cerâmicas, foram colocadas placas que assinalam o início de cada freguesia. No verso destas placas figura o nome da freguesia que é deixada para trás.
Esta é, de resto, uma nova aposta: o caminho inverso de Santiago, cada vez mais procurado. Muitos peregrinos que fizeram já estes caminhos, pretendem agora fazer a peregrinação a Fátima. E preferem fazê-lo percorrendo vias de forte simbolismo religioso e cultural como é o Caminho Português de Santiago. Daí que se tenha procurado assinalar esse percurso na área do concelho de Barcelos com a indicação “Caminho de Fátima” no verso das placas das localidades.

O Caminho da Rainha

No âmbito do Caminho Português, está a ser estudada uma outra variante no percurso a partir de Barcelos. Trata-se do Caminho do Norte, ou da Rainha, relacionado com o percurso que terá sido percorrido pela Rainha Santa Isabel na sua peregrinação a Santiago, sendo de admitir a possibilidade de ter pernoitado no Convento de Palme, em Aldreu. A partir de Barcelos, o percurso seria o seguinte: Vila Boa, Abade de Neiva, Monte de S. Gonçalo, Fragoso (Fonte da Virtude) em direção ao concelho de Viana do Castelo.
No sentido de definir este percurso, o Município de Barcelos participou numa reunião promovida pela AEJ e contactos com os restantes sete munícipios atravessados pelo Caminho da Rainha.

Nas vésperas do Ano Jacobeu de 1999, no concelho de Barcelos, foi colocada sinalética da. Posteriormente, no âmbito do projeto Traslatio - Herança do Caminho Português, financiado pela União Europeia, foi recuperada a Capela de Nossa Senhora da Ponte, em Barcelinhos, e valorizada a envolvente da Ponte das Tábuas, entre Aguiar e Baluigães. Foi feito um levantamento de todo o património (igrejas, capelas, moinhos, casas agrícolas, casas notáveis, pontes, fontes, alminhas e cruzeiros) das freguesias do concelho de Barcelos atravessadas pelos Caminhos de Santiago. Ainda no âmbito do mesmo projeto, foi adaptado o albergue de peregrinos da Casa da Recoleta, em Tamel S. Pedro Fins, tendo sido inaugurado em abril de 2010.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho