Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital

Braga

autor

Redacção

contactar num. de artigos 35076

Reuniu-se dia 25 de Setembro o Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital de Braga. O Conselho teve oportunidade de avaliar as diversas iniciativas desenvolvidas nos últimos meses pelo Hospital de Braga com o propósito de reforçar a ligação à Comunidade. Contam-se, entre elas, e a título, meramente de exemplo, as acções de promoção da saúde dirigidas à população da Região do Minho bem como as de divulgação científica dirigidas a profissionais de saúde.
O Conselho teve ainda acesso aos dados de actividade realizada entre Janeiro e Agosto de 2012 e que evidenciaram um crescimento significativo na resposta dada pelo Hospital à população de Braga.
Os conselheiros tomaram ainda conhecimento em primeira mão dos dados do Inquérito de Satisfação dos Utentes, referente ao ano de 2012, no qual se registaram índices francamente positivos, a ultrapassar em várias áreas os 80 pontos de satisfação (numa escala máxima de 100), o que representa um indicador muito positivo.
 
Neste Inquérito de Satisfação merecem especial relevo os índices de satisfação alcançados no Serviço de Urgência Polivalente, onde os parâmetros de Qualidade Global, Satisfação e Lealdade registaram um crescimento em relação ao Inquérito realizado em 2011. A avaliação dos Utentes coloca o Serviço de Urgência do Hospital de Braga num patamar muito positivo, tendo-se registado na apreciação da Qualidade Global (76,5 pontos) um aumento, em relação a 2011, de 5,8 pontos. A Satisfação dos Utentes com este Serviço é também muito positiva, tendo registado igualmente um aumento de 5,6 pontos, cifrando-se nos 76,5.
Ainda no Serviço de Urgência regista-se, por parte dos utentes, uma avaliação muito positiva dos parâmetros Família (92,8 pontos) (forma como o Hospital lida com a família do Utente) e Exames e Tratamentos (tempo de espera, disponibilidade, simpatia e competência dos profissionais).
O Hospital de Dia (82,8 pontos), o Internamento (85,6pontos) e a Cirurgia de Ambulatório (89,2 pontos) registam valores de qualidade global muito positivo, lançando os índices acima dos 80 pontos nos parâmetro de Satisfação, Qualidade Global e Lealdade. 
Nas Consultas Externas o índice de Qualidade Global alcança os 79,1 pontos, um valor que registou uma ligeira quebra de 2,2 pontos em relação a 2011. 
Para o presidente do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital de Braga, Luís Braga da Cruz, os resultados deste inquérito “que obedece a padrões definidos pelo Serviço Nacional de Saúde indicam que os utentes demonstraram um grau de satisfação muito positivo em várias áreas e isso reflecte a evolução e o avanço positivo que o Hospital tem vindo a registar”.
Este estudo efectuado pela Qmetrics, que teve por objectivo a avaliação do nível de satisfação dos utentes do Hospital de Braga, decorreu de 25 de Junho a 19 de Julho  de 2012, através de entrevistas a 812 utentes.
A população-alvo deste estudo é constituída pelos utentes do Hospital de Braga que utilizaram os serviços de Cirurgia de Ambulatório, Consultas Externas, Hospital de Dia, Internamento e Urgências.
 
 
Composição do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do Hospital de Braga:

O Conselho de Desenvolvimento Sustentado é um órgão de natureza consultiva e de apoio à tomada de decisão do Conselho de Administração do Hospital de Braga. As reuniões deste Conselho realizam-se três vezes por ano nas instalações do Hospital de Braga.    
Eng. Luís Braga da Cruz - Presidente deste Conselho;
D. Jorge Ortiga - Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Braga
Eng. Francisco Mesquita Machado - Presidente da Câmara de Braga
Prof. Doutor António Augusto Magalhães da Cunha - Reitor da Universidade do Minho.
Prof. Doutor João Manuel Duque  - Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa;
Dr. Armando Osório - Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga;
Dr. Bernardo José Ferreira Reis - Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga;
Dr. António Marques - Presidente da Associação Industrial do Minho;
Dr. Domingos Macedo Barbosa - Presidente da Direcção da Associação Comercial de Braga;
Dr. Salvador de Mello - Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde
Dr. Rui Assoreira Raposo - Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga
Dr. João Ferreira - Presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga
Dra. Catarina Rocha Gouveia - Vogal da Comissão Executiva do Hospital de Braga
Dr. José Luis de Carvalho - Vogal da Comissão Executiva do Hospital de Braga
Dr. Mário de Carvalho - Assessor do Conselho de Administração do Hospital de Braga

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia