Canguru Matemático 2013

Vale do Ave, Ensino

autor

Redacção

contactar num. de artigos 19163

Inserido no Plano Anual de Atividades da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis, o Departamento de Matemática organizou, no passado dia 4 de abril, pela oitava vez consecutiva a FASE ESCOLA do Concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras. Esta iniciativa traduziu-se num enorme sucesso graças à participação de 175 alunos da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis, do 5º ao 12º anos de escolaridade. Este Concurso matemático assume um caráter internacional, na medida em que é uma das atividades da Associação Canguru Sem Fronteiras, que reúne personalidades do Mundo da Matemática de 46 países.
Este evento consiste numa única prova de escolha múltipla com cinco categorias, de acordo com as idades dos alunos: Escolar (5º e 6º anos), Benjamim (7º e 8º anos), Cadete (9º ano), Júnior (10º e 11º anos) e Estudante (12º ano). O nível de dificuldade em cada prova aumenta ao longo dos três grupos de questões, mas, em simultâneo, pretende-se que os alunos aumentem também o seu interesse e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.
A organização nacional deste Concurso, em Portugal, está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.
A Associação Canguru sem Fronteiras tem como objetivo promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras, que terá lugar no mesmo dia em todos os países participantes. Pretende-se, deste modo, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tais como Olimpíadas da Matemática. O Concurso 'Canguru Matemático' contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens.
Mais informações em www.mat.uc.pt/canguru.

** Texto de Mário Oliveira, Coordenador do Departamento de Matemática **

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia