Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mulheres alavancam 12 microempresas
Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Mulheres alavancam 12 microempresas

Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Mulheres alavancam 12 microempresas

Braga

2014-01-05 às 06h00

Redacção Redacção

O Centro Social e Paroquial de Esporões está, neste momento, a promover o projecto Valor Acrescentado, conseguindo alavancar 12 microempresas desenvolvidas por mulheres.

Citação

O Centro Social e Paroquial de Esporões está, neste momento, a promover o projecto Valor Acrescentado, conseguindo alavancar 12 microempresas desenvolvidas por mulheres.
Financiado pelo QREN, POPH/CIG, Estado Português e Fundo Social Europeu (FSE), foram entrevistadas no âmbito do projecto 81 mulheres bracarenses, tendo sido seleccionadas 15, com base no perfil motivacional e empreendedor, assim como na exequibilidade da ideia de negócio.

O curso de formação incidiu sobre as áreas de Igualdade de Género, Gestão, Relações Interpessoais/Liderança e Tecnologias da Informação e Comunicação, tendo permitido dotar as formandas de competências essenciais à gestão de um negócio.
Concluída esta fase, a equipa técnica (equipa multidisciplinar) seleccionou 12 das 15 mulheres que frequentaram a formação, “com base em variáveis que permitem predizer o sucesso da actividade empresarial”, justificou Benedita Aguiar, directora da Die Apfel e consultora responsável pelo projecto.

Para além destas variáveis intrapsicológicas, foi analisada detalhadamente e com um elevado grau de pormenor cada ideia de negócio. Neste enquadramento, a avaliação das variáveis intrapsicológicas da promotora, bem como a avaliação da ideia de negócio permitiram realizar uma selecção rigorosa das candidatas.
“As 12 empreendedoras cujos projectos transitaram para a segunda fase estão a beneficiar de consultoria individualizada, com vista ao desenho do respectivo plano de negócios”, salientou ainda Benedita Aguiar.

O plano de negócios será, posteriormente, “submetido à análise por parte da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, sendo que se forem cumpridos todos os requisitos, é atribuído a cada promotora um prémio de apoio ao arranque no valor de 5030,64 euros”, terminou Benedita Aguiar.

Entretanto, Abílio Brito, sacerdote e presidente da direcção da entidade promotora, referiu que “para o centro este projecto tem uma importância crucial, pois permite alavancar ideias de negócio muito interessante que estavam “numa gaveta”, por falta de apoio técnico e financeiro.
“De facto, ao sermos uma instituição de cariz social não podemos descurar o apoio às mulheres, impulsionando a participação destas na esfera pública, designadamente na esfera empresarial”, defendeu.

O sacerdote sublinhou ainda “a importância do POPH e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, pois sem estes organismos não teríamos possibilidade de fazer chegar este apoio às promotoras. Poder contribuir de forma tão significativa para a melhoria da sua condição social e económica é algo que deixa a direcção do centro muito sensibilizada”.
Abílio Brito adiantou que o centro social e a Die Apfel irão organizar, em Abril deste ano, uma exposição de todos os produtos e serviços comercializados pelas empresas a criar no âmbito do projecto Valor Acrescentado.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho