Monção: Câmara e juntas protestam contra linha de alta tensão

Alto Minho

autor

Redacção

contactar num. de artigos 32786

A vereadora do pelouro das Obras e Urbanismo da Câmara Municipal de Monção, Conceição Soares, e vários presidentes de junta do concelho participam hoje numa manifestação de protesto em Santiago de Compostela contra a construção de uma linha de alta tensão em território galego (a 400 KV), entre Fontefria e a fronteira portuguesa.

A comitiva monçanense desloca-se até à capital galega em autocarros que saem do pavilhão multiusos de Arbo. A chegada ao destino está prevista para as 11 horas (hora espanhola). Os manifestantes vão percorrer várias ruas do centro histórico de Santiago, concentrando-se na Praza do Obradoiro, junto à catedral.

Os promotores da manifestação consideram “a linha de alta tensão, que terá continuidade em território português, prejudicial e nociva para a saúde pública, defendendo a alteração do trajecto que, adiantam, deve desenvolver-se em zonas desabitadas e longe das populações”, explica o Município de Monção em nota enviada à comunicação social.

Este projecto, da responsabilidade da Red Electrica Espanhola, como o projecto pensado para o território nacional, da responsabilidade da Rede Elétrica Nacional (REN), encontra-se, até 13 de Fevereiro, em fase de consulta pública do estudo de impacto ambiental, podendo ser consultado nos municípios abrangidos e no sítio da internet www.apambiente.pt.

Em Monção, o projecto abrange as freguesias de Riba de Mouro, Tangil, Merufe, Portela, Abedim, União das Freguesias de Messegães, Valadares e Sá, União das Freguesias de Ceivães e Badim e União das Freguesias de Anhões e Luzio.

Neste período, particulares e instituições públicas e privadas podem apresentar sugestões ao projecto inicial, devendo todas as exposições ser apresentadas por escrito e enviadas para a Agência Portuguesa do Ambiente até 13 de Fevereiro.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia