Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Braga: Sapadores florestais limpam monte de S. Filipe
Hospital da Santa Casa de Vila Verde investe em tecnologia de última geração

Braga: Sapadores florestais limpam monte de S. Filipe

Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Braga: Sapadores florestais limpam monte de S. Filipe

Braga

2014-04-23 às 14h33

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Criar zonas tampão de modo a dificultar a progressão do fogo, facilitando o acesso das viaturas é o objectivo desta acção no Monte de S. Filipe.

Citação

Onze equipas com 60 elementos da Associação Florestal do Cávado e da Associação de Defesa da Floresta do Minho estão a proceder à limpeza do Monte de S. Filipe que atravessa quatro freguesias (Mire de Tibães, União de Freguesias Cabreiros e Semelhe e Padim da Graça).
Este monte tem sido fustigado por vários incêndios e é referenciado pelo comando distrital da protecção civil como um ponto sensível de fogos florestais.

Como resposta ao desafio lançado pela protecção civil e pelas juntas de freguesia, a Câmara Municipal de Braga decidiu avançar com esta intervenção ao abrigo de um novo protocolo de mais mil horas com cada uma das associações de sapadores florestais, que no total perfaz quatro mil horas contratualizadas pelo município, num investimento de cerca de 20 mil euros.

Durante dois dias, as equipas de sapadores florestais procedem à limpeza de 12 hectares no monte de S. Filipe e aproveitando a rede viária florestal existente alargar cinco metros para cada lado, fazendo as chamadas faixas de de gestão de combustível (vegetação espontânea), o que dificulta, em caso de incêndio, a progressão do fogo e ao mesmo tempo facilita o acesso das viaturas de combate.

Altino Bessa, vereador do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga explica que esta acção tem dois objectivos: “responder ao desafio das freguesias e da protecção civil que sempre identificou este local como um ponto sensível de fogos florestais. Isto serve essencialmente, em caso de fogo florestal, termos a possibilidade com meios de combate podermos controlar o fogo e não o deixar alastrar. Para além disso, tem aqui uma componente da protecção do património e, no limite, o próprio Mosteiro de Tibães que poderia ser afectado por um incêndio, caso viesse a acontecer”.

Altino Bessa reforça a ideia de que a aposta deve passar, sobretudo pela prevenção efectiva, até porque para além dos danos, o combate aos fogos é muito mais oneroso.
A limpeza da margem do rio na freguesia de Sobreposta, no dia 5 de Maio, é a próxima intervenção das equipas de sapadores florestais.
No próximo dia 28 de Abril Braga acolhe o Encontro Nacional de Sapadores Florestais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho