Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Mire de Tibães celebra dia da Freguesia com programa variado
Hospital da Santa Casa de Vila Verde investe em tecnologia de última geração

Mire de Tibães celebra dia da Freguesia com programa variado

Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Mire de Tibães celebra dia da Freguesia com programa variado

Desporto

2014-08-31 às 22h23

Redacção Redacção

A Freguesia de Mire de Tibães estará em festa entre os dias 4 e 7 de Setembro, com várias atividades que assinalam do Dia da Freguesia.

Citação

A Freguesia de Mire de Tibães estará em festa entre os dias 4 e 7 de Setembro, com várias atividades que assinalam do Dia da Freguesia. A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia ,que convida toda a população a participar nestas atividades, tem como principal objetivo homenagear a história de Mire de Tibães. José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia, explica que esta iniciativa está inserida na política de cooperação desenvolvida junto dos grupos e movimentos da freguesia.

“Decidimos avançar com esta atividade porque em Mire de Tibães não havia o culto de celebrarmos os nossos costumes e as nossas tradições, através de um dia que simbolize a dinâmica das nossas gentes. Sempre afirmamos que seria para as pessoas e com as pessoas que iríamos trabalhar. Esta é mais uma atividade onde isso acontece, com vários grupos da freguesia a demonstrar que Mire de Tibães é uma freguesia com muita vida”, refere José Magalhães.

Porque o património também não foi esquecido, o Mosteiro de Tibães será o palco das atividades que compõem um programa bastante variado. As celebrações arrancam no dia 4, quinta feira, a partir das 20H30, com a homenagem aos cidadãos de Mire de Tibães já falecidos - visita ao cemitério e eucaristia comemorativa do dia da freguesia, no Mosteiro de Tibães. Pelas 21h45, na sala da cavalariça do Mosteiro de Tibães, é tempo de “Música e História sobre o Foral de Tibães”, com um Sarau.

As comemorações prosseguem no dia 5, sexta feira, com uma tertúlia sobre os oito fatores de saúde, com especial enfoque no fator ar. A música volta pelas 22H00, com o grande concerto de Hugo Torres e ACIJE. Este dia de atividades irá decorrer no claustro da eira, no Mosteiro de Tibães.

Com o objetivo de explorar e dar a conhecer a história e origens da freguesia, o dia 6, sábado, começa com uma atividade ao ar livre: a caminhada “Pelos Marcos de S. Martinho”. Pelas 21H00, no adro da igreja do Mosteiro de Tibães, a festa prossegue com uma Grande Noite de Fados. Os fadistas Ivone Apolinário, Paula Barroso, Isa de Castro, Conceição Brito, João Brás e os acompanhantes Manuel e Henrique Lima darão conta do recado, proporcionado com toda a certeza uma noite memorável a todos os presentes.

As celebrações encerram no dia domingo, dia 7, com duas atividades: às 15H00 acontece a tertúlia “Tibães: Memórias da Maçã Porta da Loja”, na sala da cavalariça, Mosteiro de Tibães; e no largo do Mosteiro, pelas 16H30, o encerramento ficará marcado pela representação etnográfica das desfolhadas e vindimas pelo Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães. Nesse dia não faltará o convívio e a confraternização com um lanche para toda a população participante e insufláveis para as crianças.
Desde já agradecemos a divulgação que esta matéria informativa possa merecer nos vossos meios de comunicação.

*** Nota elaborada pelo Gabinete de Comunicação da Junta de Freguesia de Mire de Tibães ***

Deixa o teu comentário

Últimas Desporto

28 Março 2024

Matheus vezes 400

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho