Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Famalicão Visão’ 25 começa nas pessoas
Agro de 2025 já tem data e realiza-se de 3 a 6 de abril

Famalicão Visão’ 25 começa nas pessoas

Procissão da Burrinha cancelada

Vale do Ave

2014-09-17 às 23h39

Redacção Redacção

Primeira semana temática da iniciativa é dedicada ao “Crescimento Inclusivo”

Citação

As pessoas, os seus principais problemas e os desafios que atualmente enfrentam, são o tema central desta primeira semana temática da iniciativa “Famalicão Visão’ 25 - 25 ideias para o futuro”, dedicada ao “Crescimento Inclusivo” e que dá o ponto de partida para a preparação do próximo plano estratégico concelhio.

O combate à pobreza, o envelhecimento ativo, o emprego, a formação e a qualificação, são apenas alguns dos temas em reflexão durante esta semana e que dão mote a um conjunto de iniciativas que levarão a perceber o que ainda pode ser feito em Famalicão na área da inclusão social.

Foi o caso do encontro desta terça-feira na CESPU, que reuniu técnicos e responsáveis de várias instituições locais para tentar compreender quais as áreas com potencial de intervenção, que parceiros podem ser chamados a agir e que projetos poderão surgir em Famalicão para que no futuro este seja um concelho ainda mais inclusivo.

Assegurar o emprego de 75% da população entre os 20 e os 64 anos, reduzir a taxa de abandono escolar para menos de 10%, assegurar que pelo menos 40% da geração mais jovem dispõe de um diploma do Ensino Superior e reduzir o número de pessoas que vivem em risco de pobreza são as metas estabelecidas na Estratégia Europa 2020 para a Agenda do Crescimento Inclusivo e que servem agora de eixos de orientação para futuras ações a desenvolver no município famalicense.
Recorde-se que a iniciativa “Famalicão Visão’ 25 - 25 ideias para o futuro” decorre até ao dia 10 de outubro, e pretende envolver todos os famalicenses na elaboração do Plano Estratégico 2014-2025. A iniciativa estrutura-se em quatro semanas temáticas: esta semana, a primeira, será dedicada ao crescimento inclusivo, a segunda ao crescimento sustentável, a terceira ao crescimento inteligente e a última à governança do território.

Sofá Visão’ 25 - O conforto da Cidadania
 
Os famalicenses têm-se mostrado confortáveis em participar ativamente na vida coletiva do concelho. Desde a passada sexta-feira, 12 de setembro, que o Sofá Visão’ 25 tem vindo a percorrer vários espaços da cidade, tendo já recolhido inúmeras ideias e sugestões para o futuro de Vila Nova de Famalicão.

E quando falamos do futuro do concelho, este parece ser um assunto que a todos diz respeito. Entre jovens e seniores, foram já dezenas os famalicenses que se sentaram no famoso sofá amarelo para responder à pergunta - “Como gostariam de ver Vila Nova de Famalicão daqui a dez anos?”.

Mais acessibilidades e mais espaços verdes foram algumas das ideias até agora partilhadas. O Sofá Visão’ 25 vai continuar a ouvir o que esperam os famalicenses para o futuro do concelho até ao dia 10 de outubro.
 
Próximos locais e datas do Sofá Visão’ 25
Dia 17 Set - Feira Municipal e Praça D. Maria II (9h00)
Dia 18 Set - Rua Direita e Praça 9 de Abril (9h00)
Dia 19 Set - Joane (10h00)
Dia 22 Set - Escola Secundária D. Sancho I (9h00) 
 

*** Nota do Gabinete de Comunicação da C.M. Vila Nova de Famalicão ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho