Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Famalicão aprova “orçamento rigoroso, realista e que privilegia a justiça social”
Hospital da Santa Casa de Vila Verde investe em tecnologia de última geração

Famalicão aprova “orçamento rigoroso, realista e que privilegia a justiça social”

gnration com programação recheada na estação quente

Famalicão aprova “orçamento rigoroso, realista e que privilegia a justiça social”

Vale do Ave

2014-10-31 às 16h15

Redacção Redacção

“Um orçamento rigoroso, realista e que privilegia a justiça social”. É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, classifica o orçamento da autarquia para 2015, que foi aprovado nesta sexta-feira, 31 de outubro, em reunião extraordinária do Executivo Municipal.

Citação

“Um orçamento rigoroso, realista e que privilegia a justiça social”. É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, classifica o orçamento da autarquia para 2015, que foi aprovado nesta sexta-feira, 31 de outubro, em reunião extraordinária do Executivo Municipal.

No montante de 71,2 milhões de euros, o orçamento destaca-se pela aposta na área social, que representa um investimento de cerca de 10 por cento do valor total, estimando-se nos 7 milhões de euros. “Vamos reforçar as nossas políticas de apoio às famílias, investindo na área da ação social mais um milhão de euros do que no ano passado, cujo investimento se fixou na ordem dos 6 milhões de euros”, explicou Paulo Cunha.

Dentro desta resposta social estão por exemplo as novas políticas educativas, vertidas no Regulamento Municipal da Educação recentemente aprovado, e donde se destaca o apoio no acolhimento e no prolongamento de horário, as refeições e a fruta escolar, mas também os manuais escolares gratuitos, os transportes gratuitos, o apoio à aquisição de material didático por parte das famílias mais carenciadas e a dinamização do banco de livros escolares, que a Câmara tem vindo a reforçar, para além da entrega das bolsas de estudo aos estudantes universitários do concelho. “São medidas de grande alcance social que são transversais a todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino universitário, que suavizam o orçamento das famílias, mas que exigem um esforço financeiro acrescido da autarquia”, refere Paulo Cunha.

Nesta fatia, está ainda incluído o investimento relativo ao apoio às instituições particulares de solidariedade social do concelho e ao apoio à realização de obras em casas degradadas de famílias carenciadas, no âmbito do projeto “Casa Feliz”, assim como o apoio ao arrendamento. Nesta fatia de sete milhões de euros para a área social, inclui-se também o desenvolvimento dos mais diversos programas de âmbito social, como, por exemplo, os programas “Mais e Melhores Anos”, “Boccia Sénior” e “Boccia Escola”.


Do orçamento destaca-se também a requalificação e modernização do parque escolar. Para além das obras já em curso nas escolas de Bairro, Lousado, Oliveira Santa Maria e Gondifelos, e que por si só implicam um investimento municipal superior a dois milhões de euros, prevê-se para 2015 o arranque das obras de manutenção e reabilitação de outras escolas do concelho.

As acessibilidades voltam também a estar em destaque no investimento municipal famalicense para o próximo ano, com um conjunto de obras na reabilitação, modernização e segurança da rede viária, muito particularmente de freguesias periféricas do concelho. “São obras que contribuem diretamente para uma melhoria da qualidade de vida das populações, pois trazem maior segurança às suas deslocações diárias”, sublinha o presidente da Câmara Municipal a este propósito, acrescentando que “são obras que beneficiam um grande número de freguesias do concelho contribuindo para um desenvolvimento coeso e equilibrado de Famalicão”.

Em destaque está, por exemplo, a beneficiação das estradas entre Arnoso Santa Eulália e Nine, entre Lemenhe e Jesufrei, Requião e Antas, Abade de Vermoim e Lagoa, Landim e Ruivães e entre S. Cosme e Telhado, entre outras vias que atravessam o concelho famalicense.

A este investimento na rede viária das freguesias, acrescem ainda os 2 milhões de euros de verbas livres transferidas para as juntas e que permitem a concretização das mais diversas obras.
Perante este cenário, Paulo Cunha garante que “todas as freguesias de Famalicão irão receber investimento municipal, seja através das escolas, das estradas, de ampliação de rede de infraestruturas básicas, das instituições sociais ou das famílias. Ninguém vai ficar de fora”, assegura o autarca.

Paulo cunha acrescenta ainda que o orçamento para 2015 “é um orçamento para cumprir. O documento foi elaborado com muita racionalidade e sentido de responsabilidade, por isso está ajustado à realidade municipal, sendo capaz de manter um ritmo sustentado de desenvolvimento do concelho, mas que não esquece as necessidades das pessoas, sobretudo das que mais precisam”.

*** Nota da C.M. de Famalicão ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho