Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Póvoa de Varzim: Aires Pereira prossegue com gestão de proximidade
Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

Póvoa de Varzim: Aires Pereira prossegue com gestão de proximidade

Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Póvoa de Varzim: Aires Pereira prossegue com gestão de proximidade

Nacional

2014-11-01 às 00h28

Redacção Redacção

O Presidente da Câmara Municipal continua a dedicar-se à política de proximidade implementada há um ano atrás, no início do seu mandato.

Citação

O Presidente da Câmara Municipal continua a dedicar-se à política de proximidade implementada há um ano atrás, no início do seu mandato.

Aires Pereira tem procurado ir ao encontro das pessoas, ouvi-las, conhecer a sua realidade, os seus problemas, e transmitir-lhes a inteira disponibilidade do município.

A vertente social é também uma das prioridades do executivo municipal, que se empenha para que a Póvoa de Varzim seja uma cidade de bem-estar social.

Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, acompanhado da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, visitou as instalações d’A Beneficente e conheceu bem de perto a realidade desta instituição que, há mais de 100 anos, se dedica aos outros.

Orientada pelo atual Presidente da Direção, Rui Quintas, a visita teve início no edifício sede e continuou pelos Jardins-de-Infância Santo António e Monsenhor Pires Quesado, estabelecimentos de ensino d’A Beneficente.

No primeiro edifício, onde funcionam, para além de outros serviços de carater administrativo, as respostas sociais: Centro de Dia, Cantina social e o complementar balneário social e Serviço de Apoio Domiciliário, o Presidente começou por conhecer o refeitório e cozinha.

Estes espaços foram recentemente remodelados, sendo que mais de uma centena de pessoas almoça diariamente no refeitório e da cozinha saem, para além destas, mais cerca de três centenas de refeições que as pessoas levantam ou são entregues pelo serviço de apoio ao domicílio.

Também muito importante é a área destinada a balneário social, único no nosso concelho, e utilizado por cerca de uma dúzia de pessoas, diariamente. Têm direito a usufruir do serviço de balneário as pessoas que comprovem a ausência de condições próprias para realizar a higiene pessoal no seu domicílio.

No primeiro andar, Aires Pereira conheceu o Centro de Dia onde quatro dezenas de idosos passam os seus dias, convivendo uns com os outros e participando nas atividades lúdicas propostas pela instituição, desde ginástica a jogos de cartas, passando pela tecelagem, entre outros.

E com estas valências A Beneficente procura dar a melhor resposta à sua missão: prestar serviços diários que permitam mitigar a fome e atenuar o sofrimento de pessoas carenciadas; contribuir ativamente para o desenvolvimento educacional de crianças e jovens, alicerçando e criando raízes para o seu bem-estar pessoal e alegria de vida em sociedade; apoiar os indivíduos da comunidade poveira que após a sua vida ativa, necessitam de acompanhamento na vida quotidiana, de cuidados de saúde e de dinâmicas de manutenção da sociabilidade, consolidando as raízes de bem-estar pessoal e alegria de vida em comunidade.

Depois de conhecidos “os cantos à casa”, foram diagnosticadas algumas necessidades de reabilitação de parte do edifício, sendo necessário proceder ao isolamento e revestimento do mesmo. Para o efeito, o Presidente da Câmara sugeriu à Direção a candidatura ao abrigo do Novo Quadro Comunitário que irá contemplar a reabilitação de edifícios.

Depois do contacto com os seniores, o autarca esteve com as crianças dos Jardins-de-Infância Santo António e Monsenhor Pires Quesado, ficando a conhecer melhor as instalações.

Fundada em 01 de Janeiro de 1906, 'A Beneficente' é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, que tem contemplado na sua atividade assistencial o apoio aos mais carenciados e, na vertente educacional, atividades e serviços para crianças e jovens, cumprindo os ideais dos fundadores.

'A Beneficente' dispõe de 5 edifícios na cidade da Póvoa de Varzim, onde desenvolve a atividade assistencial. O quadro pessoal é composto por 128 trabalhadores.


*** Nota do gabinete de comunicação da C.M. Póvoa de Varzim ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho