Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Tarde de tradições em Celorico de Basto consagrou as Janeiras da ACR de Ourilhe
Agro de 2025 já tem data e realiza-se de 3 a 6 de abril

Tarde de tradições em Celorico de Basto consagrou as Janeiras da ACR de Ourilhe

Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Tarde de tradições em Celorico de Basto consagrou as Janeiras da ACR de Ourilhe

Alto Minho

2015-01-27 às 13h38

Redacção Redacção

XV Concurso de Cantares ‘Vamos Cantar as Janeiras’ encheu o pavilhão da Escola EB 2,3 de Celorico de Basto. O vencedor foi a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe.

Citação

A Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe, com a música ‘Mandai-nos abrir a porta’, venceu o XV Concurso de Cantares ‘Vamos Cantar as Janeiras’, que decorreu no último domingo, no pavilhão gimnodesportivo da Escola EB 2,3 de Celorico de Basto. O evento foi promovido pelo município local.

“A tradição das Janeiras mantém-se inalterada em Celorico de Basto graças ao empenho das pessoas, das instituições e entidades que valorizam e procuram aprimorar cada vez mais a sua participação nestas iniciativas. Valorizar as tradições, usos e costumes é enaltecer o património imaterial que nos identifica. E assim mantemos a tradição de todos os anos, de nos alegrarmos e estarmos juntos no sentido de valorizar quem durante o mês de Janeiro corre o concelho e mantém viva a tradição das Janeiras”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, presente na actividade.

A primeira iniciativa cultural de destaque da autarquia de Celorico de Basto no ano de 2015 contou assim com a participação de 13 grupos que, com belas melodias e trajados à época, dificultaram a tarefa do júri na atribuição dos prémios.

Pelo palco passaram, de acordo com a ordem de actuação, o Clube de Artes da Escola Básica da Gandarela, os Amigos de Arnoia, os Amigos do Improviso, o Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional de Fermil, a ACR de Ourilhe, os Catavento ACR de Gémeos, o Grupo de Cavaquinhos de Arnoia, o grupo Diabo S. Bartolomeu do Rego, Os Amigos de Caçarilhe, a Freguesia de Carvalho e Basto Santa Tecla, os Amigos da Tradição, o Centro Cultural Folclórico de Gandarela de Basto e, por fim, o Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela.

Durante o intervalo, o XV Concurso de Cantares ‘Vamos Cantar as Janeiras’ contou com uma animação teatral a cargo do Grupo de Teatro Celoricense que encenou ‘Os Reis dos 5 Continentes’. Os prémios foram entregues pelo presidente da câmara, Joaquim Mota e Silva, pelo presidente da Assembleia Municipal, António Marinho Gomes, e pelo vereador da Cultura, Fernando Peixoto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho