Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mostra orienta alunos do 9.º ano da EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio
Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Mostra orienta alunos do 9.º ano da EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio

Revisão do PDM e parque industrial em Regadas são a aposta do município

Mostra orienta alunos do 9.º ano da EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio

As Nossas Escolas

2015-03-05 às 13h19

Lurdes Marques Lurdes Marques

Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio promoveu ontem uma mostra educativa e formativa, iniciativa que pretendeu ajudar os alunos do 9.º ano na sua orientação vocacional.

Citação

A Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, na vila da Póvoa de Lanhoso, acolheu, na manhã de ontem, uma mostra formativa e educativa. No evento, dirigido aos alunos do 9.º ano, marcaram presença escolas profissionais, escolas secundárias e outras entidades, como a GNR (Destacamento da Póvoa de Lanhoso), a PSP (Comando Distrital de Braga), os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e o IEFP.

Informar os alunos dos cursos que os estabelecimentos de ensino têm disponíveis foi um dos objectivos da iniciativa. Esta mostra formativa e educativa insere-se na orientação escolar e profissional dos alunos, conforme explicaram as docentes Alexandra Cristina e Carina Marques, que integram o serviço de Psicologia do Agrupamento Gonçalo Sampaio.

“Nesta fase, ainda estão indecisos quanto às suas escolhas. Esta é mais uma actividade que lhes permite obter mais informações. Só decidem mais no final do ano quando chega a hora do preenchimento das matrículas”, revela a professora Alexandra Cristina.

“Enquanto que, há alguns anos atrás, os alunos escolhiam o que gostavam, agora muitos se questionam quanto à empregabilidade. Têm que aliar um pouco os interesses pessoais e profissionais, que vamos explorando nas sessões que fazemos com eles, e depois tentarem coadunar com as ofertas que existem”, explicou a professora Carina Marques.

Neste momento, e considerando aquilo que vamos conhecendo dos alunos, os cursos profissionais começam a ser uma das maiores escolhas. Só quem já tem noção de que quer prosseguir estudos, de que quer ir para a universidade, é que se decide mais pelas ciências e tecnologias, pelas línguas e humanidades. Podemos dizer, talvez, que 60% dos alunos opta pelo ensino profissional e 40% pelo ensino geral.

Ensino profissional cativa muitos alunos

O ensino profissional cativou os alunos Miguel Silva, Carlos Cardoso, Filipe Ribeiro e João Fernandes. Todos eles pretendem seguir os seus estudos na EPAVE, na Póvoa de Lanhoso. Já Pedro Mendanha sonha ser futebolista e, caso não consiga singrar no mundo do futebol, pretende obter uma licenciatura em engenharia mecânica.

Márcia Baptista, de Santo Emilião, gostava de prosseguir o ensino normal e ser professora de Educação Física. Esta sempre foi uma área que gostou. Gabriela Carvalho, de Covelas, tem o sonho de ser Economista. “As notas são boas. Acho que vou conseguir notas para entrar neste curso. Desde pequena que gosto de matemática. Temos que lutar pelo nosso futuro”, disse Gabriela Carvalho.

Aos alunos da EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, a Esprominho trouxe os cursos profissionais, de aprendizagem, vocacionais e ainda os cursos de adultos, uma das componentes daquele estabelecimento de ensino. Os alunos povoenses procuraram informações, na sua maioria, sobre os cursos de Organização de Eventos, Gestão de Equipamentos Informáticos e Design de Moda.

Na EPAVE, da Póvoa de Lanhoso, a procura centrou-se maioritariamente nos cursos na área da mecânica, informática, comunicação e secretariado e coordenação e produção de moda. Já na Profitecla, de Braga, os alunos procuraram informações sobre os cursos de restauração e turismo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho