Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Ecovia vai ligar o concelho de Guimarães de bicicleta
Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Ecovia vai ligar o concelho de Guimarães de bicicleta

Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

Ecovia vai ligar o concelho de Guimarães de bicicleta

Braga

2015-04-21 às 14h34

Redacção Redacção

Primeira fase da intervenção começa em 2016 para estar concluída no ano seguinte, permitindo a circulação de bicicleta entre Mesão Frio e a Veiga de Creixomil, além de serem criadas ligações ao centro da cidade.

Citação

A Câmara Municipal de Guimarães pretende iniciar, em 2016, a construção da primeira fase da Ecovia, unindo o percurso existente da Pista de Cicloturismo de Mesão Frio ao Parque da Cidade de Guimarães e à Veiga de Creixomil, num total de 19.66 quilómetros de via ciclável, já incluindo os percursos a efectuar na encosta de Mesão Frio, na antiga linha de caminho de ferro que liga à rotunda da Avenida D. João IV, na Rua das Eiras, no Caminho Real ao viaduto da Variante de Creixomil, entre outros.

Realizada a primeira fase, que se deseja que fique concluída até 2017, o Município de Guimarães iniciará a segunda fase do projecto que ligará as vilas de Brito, Ronfe, Pevidém e Caldas das Taipas, construindo-se deste modo, até 2020, a estrutura fundamental da rede concelhia de percursos cicláveis. O objectivo desta intervenção é generalizar o uso da bicicleta na vida quotidiana dos vimaranenses, transformando-a num meio de transporte e não somente num veículo de lazer ou de desporto.

“Esta Ecovia terá uma função pedagógica e precursora do que defendo para o futuro de Guimarães. Permitirá criar ligações entre as freguesias, as vilas e a cidade de Guimarães, aproximando os cidadãos e promovendo a coesão territorial. Ao longo do seu percurso, serão disponibilizados pontos de informação, com dados úteis para os seus utilizadores”, especificou Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, afirmando que, em determinadas zonas, o piso terá materiais inovadores que vão produzir energia para iluminar a Ecovia.

“Se perdermos a capacidade de sonhar, perdemos a ambição e a possibilidade de abrir novos caminhos! Queremos construir um território ambientalmente de excelência, uma referência ecológica para que Guimarães seja um dos bons locais para se viver. O objectivo é aprofundar o nosso ser em detrimento do ter e esta é, igualmente, uma dimensão do que pretendemos para a nossa candidatura a Capital Verde Europeia”, acrescentou o responsável pela Edilidade, referindo que a construção da Ecovia fará parte dos projectos a candidatar a apoios comunitários.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho