Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
'Espaços do Cidadão' instalado no Gabinete de Apoio ao Munícipe de V. P. de Âncora
Agro de 2025 já tem data e realiza-se de 3 a 6 de abril

'Espaços do Cidadão' instalado no Gabinete de Apoio ao Munícipe de V. P. de Âncora

gnration com programação recheada na estação quente

'Espaços do Cidadão' instalado no Gabinete de Apoio ao Munícipe de V. P. de Âncora

Alto Minho

2015-04-25 às 21h26

Redacção Redacção

Dentro de alguns meses, o Gabinete de Apoio ao Munícipe de Vila Praia de Âncora vai disponibilizar mais um serviço às pessoas - o “Espaços do Cidadão”.

Citação

Dentro de alguns meses, o Gabinete de Apoio ao Munícipe de Vila Praia de Âncora vai disponibilizar mais um serviço às pessoas - o “Espaços do Cidadão”. O primeiro passo foi dado com a assinatura do protocolo, nos próximos meses vão decorrer as obras necessárias para que se passe do papel à acção. “É um momento de grande importância de descentralização e de colocação ao serviço das pessoas, aqui em Vila Praia de Âncora e no coração da vila, um serviço que normalmente era prestado longe daqui e que se afastava das pessoas”, sublinhou Miguel Alves na cerimónia de assinatura do protocolo “Espaços do Cidadão”.

O protocolo para a instalação de um “Espaços do Cidadão” em Vila Praia de Âncora foi celebrado e assinado esta manhã, por Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha e Joaquim Pedro Cardoso Costa, Secretário de Estado para a Modernização Administrativa (AMA). A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, que também assinou um protocolo para instalação de um “Espaços do Cidadão” na freguesia de Covas.

Miguel Alves lembrou o esforço que o Município de Caminha fez junto dos representantes do Governo para conseguir este “Espaços do Cidadão” em Vila Praia de Âncora: “Desde o primeiro momento quisemos transmitir ao Governo a vontade de fazer um trabalho de aproximação, de descentralização de competências e da descentralização da aproximação do Estado às pessoas. Lutamos e pugnamos para que isso fosse uma realidade”.

Joaquim Pedro Costa agradeceu a Miguel Alves “a confiança que o Município depositou neste projeto” e realçou: “este projeto seria impossível se não houvesse esta colaboração com os municípios”.

Na verdade, este espaço vai trazer benefícios em termos de desburocratização e poupança de tempo útil para a população de Vila Praia de Âncora e de todo o Vale do Âncora, já que na vila mais populosa do concelho verá colmatada uma lacuna na prestação do serviço público. Outra das vantagens deste espaço é a promoção da literacia digital da população, isto é, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública.

Tendo em conta a proximidade da data que se celebra amanhã, para Miguel Alves “é também a proximidade que estes espaços querem simbolizar. Hoje há desafios que a nossa comunidade tem pela frente e que as instituições, especialmente os políticos, tem de saber assumir. E um dos grandes desafios é a proximidade, a proximidade da linguagem, do cuidado, da atenção e do serviço. Acho que foi uma coincidência, mas que não podia ser mais perfeito, em vésperas de 25 de abril assinarmos um protocolo que de algum modo consolida esta visão que há 41 anos outros tiveram antes de nós, uma visão de melhor servir, de melhor prestar serviço público”.

Dentro de alguns meses, em Vila Praia de Âncora vai ser possível realizar serviços de várias entidades públicas, nomeadamente Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE), Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas Públicas (DGLAB), Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Direção Geral do Consumidor (DGC), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Agência para a Modernização Administrativa (AMA - Portal do Cidadão), entre outros.

A multiplicidade e a proximidade de serviços que o “Espaços Cidadão” vai disponibilizar a todas as pessoas foram algumas das valências deste serviço apontadas pelo Secretário de Estado: “a população passa a ter duas valências: a administração local e a administração central. E podemos chegar mais perto das pessoas”.

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Caminha ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho