Alunos da Escola EB2,3 de Cabreiros fizeram visita de estudo ao Museu Militar do Porto e o Porto de Leixões

As Nossas Escolas

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34311

Os alunos do 9.º ano de escolaridade da Escola EB2,3 de Cabreiros visitaram recentemente o Museu Militar do Porto e o Porto de Leixões.
As visitas foram realizadas no âmbito do Departamento de Ciências Humanas e Sociais e acabaram por tornarem-se muito proveitosas para os alunos bracarenses.
A visita ao Museu Militar do Porto, orientada pelo sargento-chefe David Caetano e pela guia Teresa Coelho, visou assinalar o centenário da participação de Portugal na I Guerra Mundial e permitiu aos alunos um contacto directo com memórias, vestígios e armamento diversificado sobre a 1.ª Guerra Mundial.

Os alunos ficaram ainda a conhecer um pouco melhor Guerra Colonial, o Liberalismo e a passagem da Monarquia à 1ª República. Os alunos visitaram a sala das miniaturas que revela as mudanças em tempo de guerra, desde a Antiguidade até aos nossos dias, mostrando, igualmente, a importância da cidade do Porto nos grandes acontecimentos político-militares durante mais de 100 é anos; o Parque que exibe algumas peças de Artilharia usadas pelo Exército Português, desde o séc. XVI até ao terceiro quartel do séc. XX e o Pavilhão de Armas, onde os alunos contactaram com armamento, equipamentos e outros artefactos militares dos Exércitos Portugueses, desde o séc. XVI até à Guerra Colonial (1961-1974).

No Porto de Leixões, os estudantes ficaram a saber que se trata do segundo maior porto artificial de Portugal, construído nos finais do século XIX, sendo a maior infra-estrutura portuária da região Norte de Portugal e uma das mais importantes do País. Representa 25 por cento do comércio internacional português e movimenta cerca de 14 milhões de toneladas de mercadorias por ano. Passam por Leixões cerca de três mil navios por ano e todo o tipo de cargas.
Os alunos passaram por alguns dos espaços turísticos da cidade do Porto.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia