Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Embaixadores Empresariais unidos em Braga pelo futuro dos negócios
CDP Awards Europe: Guimarães foi a única cidade portuguesa premiada

Embaixadores Empresariais unidos em Braga pelo futuro dos negócios

Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Embaixadores Empresariais unidos em Braga pelo futuro dos negócios

Braga

2016-05-04 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A II Cimeira de Embaixadores Empresariais de Braga decorreu ontem com o dobro do número de empresários do que a sua primeira edição no ano passado. Um sinal positivo de que os empresários bracarenses estão unidos na captação de investimento. A reunião, que esteve aberta aos jornalistas, contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e de Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, e foi uma das iniciativas enquadrada na Semana de Economia que o Município de Braga está esta semana a promover com vista a debater novas possibilidades que impulsionem o desenvolvimento económico da região e do país.

Citação

Um ano depois dos empresários de Braga se terem reunido numa primeira cimeira, realizada em Tibães, ontem realizou-se a II Cimeira dos Embaixadores Empresariais no renovado Palácio do Raio, mas com o dobro dos empresários como participantes tendo como objectivo central o estabelecimento de parcerias e eventuais oportunidades de negócio em conjunto e de atracção de investimento.

A reunião, que esteve aberta aos jornalistas, contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e de Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, e foi uma das iniciativas enquadrada na Semana de Economia que o Município de Braga está esta semana a promover com vista a debater novas possibilidades que impulsionem o desenvolvimento económico da região e do país.

O autarca bracarense começou precisamente por sublinhar esse facto, já referido, de esta segunda cimeira ter precisamente duplicado o número de embaixadores empresariais de Braga. Recorde-se que o leque de embaixadores aumentou esta semana já para 21 no total.
Rio afirmou no início dos trabalhos da Cimeira de Embaixadores que a realização desta Semana de Economia de Braga resulta precisamente dessa primeira cimeira que aconteceu no ano passado. “Espero por isso que esta seja igualmente profícua”, atirou.

Ainda no âmbito da Semana de Economia de Braga realizou-se também ontem de manhã mais um encontro do Conselho Estratégico da InvestBraga, que segundo Ricardo Rio tem em vista encontrar soluções para “a qualificação do nosso tecido económico e a captação de investimento” para o território.

O reitor da Universidade do Minho, António Cunha, participou também nesta II Cimeira de Embaixadores Empresariais de Braga, onde falou dos projectos que a academia tem levado a cabo em parceria com a Bosch Car Multimédia. Recorde-se que esta parceria já permitiu a concretização de um projecto na ordem dos 19 milhões de euros e que neste momento trabalham já num segundo projecto - Innovative Car HMI - cujo investimento previsto ronda os 54 milhões de euros, apontando esta parceria e os seus resultados como “um exemplo” até para o país.

“Este projecto em concreto do Innovative Car HMI tem objectivos muito ambiciosos por exemplo ao nível de soluções inovadoras na indústria automóvel do futuro, que na nossa perspectiva passarão a ser ‘automóveis conectados’, por exemplo com visores de realidade aumentada, entre outras”, destacou o reitor da UMinho na apresentação deste projecto de parceria com a Bosch Car Multimédia.

António Cunha frisou mais uma vez neste encontro as grandes vantagens que tem esta interacção entre investigadores e engenheiros e afirmou que “a visibilidade destes projectos tornam o país mais atractivo para futuros investimentos” - algo que se espera que aconteça com a promoção desta Semana de Economia de Braga.

PME’s Excelência são hoje homenageadas publicamente

A programação da Semana de Economia de Braga fica hoje marcada pela homenagem às PME’s Líder e Excelência de 2015, numa sessão que decorrerá esta tarde, a partir das 14 horas, no auditório do Instituto Ibérico de Nanotecnologia.
Este é, assim, o reconhecimento público por parte da Câmara Municipal de Braga e da Invest-Braga do “impacto das empresas”.

Mas não só. Esta sessão de homenagem das empresas servirá também para o lançamento do novo ciclo de conferências SIR - Sistema de Indústria Responsável por parte do IAPMEI - que abordará precisamente as questões mais pertinentes relacionadas com o novo licenciamento industrial.
O objectivo do instituto é capacitar e apoiar as empresas e os seus quadros técnicos na compreensão das principais obrigações e responsabilidades a que estão subordinados. Nesta conferência estará presente o presidente do IAPMEI.

Paralelamente irá decorrer também a partir das 15.30 horas uma outra sessão na sede da Associação Industrial do Minho a propósito da internacionalização de pme´s, onde estará presente o presidente do AICEP.
Já na Startup Braga será lançado oficialmente o Skills Lab às 16 horas - trata-se do arranque deste programa que propõe aumentar a empregabilidade de jovens licenciados com menos de 30 anos. Pelas 18 horas decorre a 6.ª edição do Working Ideas - Litoff, com a apresentação de ideias finais de negócio que estão a ser trabalhadas.
O programa de hoje encerra com um jantar ‘UMinho Exec’, às 20 horas, no Hotel Meliã.

“Estamos a criar um ecossistema de empreendedorismo para o país”

É precisamente na próxima sexta-feira que a Startup Braga celebra oficialmente o seu segundo aniversário, mas a celebração da data foi antecipada para o dia de ontem, com a sessão ‘Talks and Awards’ (conversas e prémios) na sua sede no GNRation, onde alguns empreendedores de sucesso partilharam a sua experiência de startups com outros potenciais empreendedores e vários estudantes com esse vislumbre no futuro. “Quantas mais startups passarem por aqui melhor. É esse o nosso objectivo”.

Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga e da Startup Braga, esteve presente nesta sessão comemorativa dos dois anos de actividade da aceleradora, onde avançou que no próximo dia 31 será realizado mais um ‘Demo Day’ - onde as várias startups que neste momento integram o programa de aceleração irão aproveitar para mostrar os seus projectos e/ou produtos inovadores e dizer que já estão preparadas para a ‘próxima fase’.

“Há dois anos que estamos a criar um ecossistema de empreendedorismo em Braga, não só para Braga mas para todo o país - este tem sido, aliás, o nosso grande desígnio desde o início”, frisou Carlos Oliveira, indicando que o facto de a Microsoft ter sido crucial para o sucesso desta grande missão, pois foi desde a primeira hora o seu “parceiro internacional” - o que permitiu colocar a Startup Braga na rede internacional de negócios e potenciais investidores. “Hoje, além da Microsoft, temos muitos outros parceiros, desde entidades financeiras a gestoras, até a Universidade do Minho que tem trabalho connosco nos programas de aceleração e medtech e também o Instituto Ibérico de Nanotecnologia que nos tem prestado um apoio importantíssimo em empresas ligadas ás nanotecnologias”.

Aparentemente “à escala do mundo podemos parecer um grãozinho de areia, mas à escala de Portugal temos já grande significado”, afirmou o responsável, voltando a destacar os números que marcam este segundo aniversário da Startup Braga: “já foram investidos 7,5 milhões de euros em startups, envolvendo 250 empreendedores, 70 startups apoiadas, 30 incubadas no GNRation”. Há 25 destas empresas já com ligação a programas internacionais.

“O nosso objectivo é que estejam aqui dois anos, três no máximo, sobretudo para os empreendedores terem a possibilidade de testar as suas ideias e desenvolverem os seus projectos tendo como ponto de partida a experiência que aqui está acumulada na Startup Braga e que pode ditar o sucesso ou viabilidade dessa mesma ideia ou projecto que se pretenda introduzir no mercado”, apontou Oliveira.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho