Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Milhares de pessoas na romaria de Santa Marta
Montalegre-Limianos em risco devido à neve

Milhares de pessoas na romaria de Santa Marta

Vizela moderniza Parque das Termas

Milhares de pessoas na romaria de Santa Marta

Braga

2016-07-30 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Milhares de pessoas participaram ontem na romaria de Santa Marta. A união familiar e o encontro com amigos, a par da devoção à Santa, sãos os principais motivos apontados para a participação na romaria. Francisco Ferreira é emigrante na Suíça e todos os anos se desloca à Santa Marta no dia 29 de Julho. “Venho ver a família e os amigos”. Opinião partilhada por José Fernandes, emigrado na França que também diz gostar muito de “estar na companhia dos amigos e da família. Gostei muito do bacalhau que comi aqui.”

Citação

Milhares de pessoas participaram ontem na romaria de Santa Marta.
A união familiar e o encontro com amigos, a par da devoção à Santa, sãos os principais motivos apontados para a participação na romaria.
Francisco Ferreira é emigrante na Suíça e todos os anos se desloca à Santa Marta no dia 29 de Julho. “Venho ver a família e os amigos”.

Opinião partilhada por José Fernandes, emigrado na França que também diz gostar muito de “estar na companhia dos amigos e da família. Gostei muito do bacalhau que comi aqui.”
João Ferreira veio da Suíça para participar na romaria. “É aqui que encontro os amigos todos e a família toda” disse o emigrante, que faz questão de passar a tradição aos filhos. “Adorava que eles mantivessem a tradição de virem cá todos os anos. Como pai, gostava que os meus filhos me seguissem e que esta romaria nunca acabe.”

Julieta Monteiro mora na freguesia de Lomar, mas sendo natural de Esporões vive a romaria com “muita fé. Frequento as festas de Santa Marta e de S. Tiago pela minha fé”. Ainda assim, aproveita a romaria para reencontrar os amigos.
A presença de muitas pessoas atrai também muitos comerciantes, mas o negócio já conheceu melhores dias. “O negócio está fraco, muito fraco. Veio pouca gente este ano”, disse Andreia Salgado, comerciante de doces tradicionais para quem a presença na romaria da Santa Marta é já “uma tradição.”

Uma opinião partilhada por Jorge Machado, comerciante de produtos têxteis. “Antigamente as pessoas compravam mais, Agora não há dinheiro. Anda muita gente a passear mas poucos a comprar”, disse o comerciante. Um dos locais mas frequentados era a capela de Santa Marta das Cortiças, onde muitos fiéis depositavam uma esmola e colocavam a imagem da santa na cabeça. A finalidade é obter protecção contra doenças do aparelho digestivo e do foro ginecológico. O presidente da Junta de Freguesia de Esporões destacou que a romaria é uma forma de unir a população. “Estes momentos de união fazem falta e há também pessoas que vêm pela devoção. É um momento de confraternização e convívio”, destacou o autarca João Oliveira.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho