Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Confraria apela ao governo para levar nome do Bom Jesus à UNESCO
Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Confraria apela ao governo para levar nome do Bom Jesus à UNESCO

Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Confraria apela ao governo para levar nome do Bom Jesus à UNESCO

Braga

2016-08-30 às 14h19

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

A Confraria de Bom Jesus do Monte voltou ontem a sensibilizar o governo, através da Secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho, para que a escolha final do nome para levar à UNESCO Internacional, recaia sobre o Bom Jesus.

Citação

A Confraria de Bom Jesus do Monte voltou ontem a sensibilizar o governo, através da Secretária de Estado do Turismo, Ana Godinho, para que a escolha final do nome para levar à UNESCO Internacional, recaia sobre o Bom Jesus.

“O Bom Jesus integra a lista indicativa nacional, esperamos que o governo, neste caso o Ministério dos Negócios Estran-geiros, leve como indicação à UNESCO, em Paris, o Bom Jesus a Património da Humanidade. Agora está nas mãos do governo a indicação de um monumento português para a UNESCO Internacional”, o desejo manifestado por Varico Pereira, vice-presidente da Confraria do Bom Jesus, a Ana Godinho que ontem visitou o Bom-Jesus, no âmbito de uma visita de deputados socialistas eleitos pelo círculo de Braga, numa jornada dedicada ao Turismo na região, enquadrada numa acção mais abrangente que pretende chamar a atenção para as ‘Potencialidades do Território’.

Varico Pereira lembra que para chegar a este momento foram investidos 18 milhões de euros em obras de reparação e restauro no Santuário, “trabalhos de requalificação” que, vincou, “foram preponderantes para integrar a lista indicativa da Comissão Nacional da UNESCO. E nesta matéria de requalificação e conservação do património, Varico Pereira deixou uma mensagem a Ana Godinho.

“A Secretaria do Turismo deve também pugnar por lançar algumas políticas de investimento naquilo que é a requalificação do património, não deixar só para a cultura. O turismo não pode estar dissociado daquilo que é intervenção e requalificação. Nós não podemos ter turismo num espaço como este do Bom Jesus se o património estiver degradado. O Bom Jesus serve mais de um milhão de pessoas e ao nível do distrito é o monumento mais visitado”.

A confraria apresentou ainda uma nova candidatura à CCDR nesta área do património cultural, num investimento aproximado de 2 milhões e 400 mil euros que contempla uma intervenção no interior da Basílica, nas seis capelas que falta intervir no escadório e a criação de um centro de memória do Bom Jesus. Varico Pereira anunciou ainda a criação de um novo espaço na instância de acolhimento ao turista do Elevador, mas que não está contemplada nesta candidatura.

A Secretária de Estado do Turismo reafirmou a aposta do governo no sentido de “promover o turismo religioso e cultural, que representa um dos factores importantes de atractividade do país, ao qual temos que dar cada vez mais atenção e trabalharmos em conjunto para conseguirmos passar uma mensagem comum e ganharmos escala”. Ana Godinho lançou o repto à Confraria do Bom Jesus e outras entidades para uma acção conjunta no Brasil no sentido de promover Portugal enquanto destino de turismo religioso, aproveitando o centenário das Aparições e a vinda do Papa a Portugal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho