Monte Picoto ganha ‘novos pulmões’com plantação de mais de 3 mil árvores

Braga

autor

Isabel Vilhena

contactar num. de artigos 1185

Transformar o Monte Picoto no maior parque urbano de floresta autóctone é um dos desígnios da câmara municipal em matéria de ambiente.
A terceira edição do ‘Florestar Braga 2016’ foi apresentada ontem pelo vereador do Ambiente, Altino Bessa.
“Temos o objectivo de transformar o Monte Picoto no maior parque urbano de floresta autóctone e nesse sentido todas as plantas são escolhidas, que vão desde os medronheiros, azevinho, bétulas que são tudo espécies autóctones”, explicou Altino Bessa.
O ‘Florestar Braga’ é uma iniciativa de sensibilização ambiental que prevê a realização de actividades pedagógicas, animação, florestação no Monte Picoto, na Quinta Pedagógica e em vários pontos do concelho que culminará no próximo dia 23 com a comemoração do Dia Mundial da Floresta Autóctone.
No total vão ser plantadas mais de três mil árvores, sendo que cerca de 1200 espécies vão ser doadas pela empresa responsável pela rede de painéis publicitários na cidade, ao abrigo do compromisso assumido com o município que prevê por cada árvore abatida (12 no total) para colocação de painéis publicitários, a empresa fica obrigada a plantar 100. Altino Bessa acrescentou ainda que uma empresa fora do concelho quer doar cerca de 3200 sobreiros para plantar numa área aproximadamente de 3,5 hectares. Uma proposta que será levada à próxima reunião do executivo municipal.
Num compromisso com as futuras gerações, o vereador do Ambiente, frisou que é objectivo da autarquia, através do projecto ClimAdaPT.Local, alargar a rede a outros municípios no sentido de elaborar estratégias intermunicipais de adaptação às Alterações Climáticas.
“O objectivo é que esta rede seja alargada a outros municípios porque os problemas são comuns e a forma de proceder a esse combate das alterações climáticas passa por estratégias intermunicipais com benefícios para todos”, explicou o vereador do Ambiente.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia