Relação Portugal/Galiza traduzida em dois livros de autores galegos

Braga

autor

Miguel Viana

contactar num. de artigos 1949

Que ideia fazem os portugueses da Galiza e os galego de Portugal? As respostas foram dadas ontem na Livraria 100.ª Página, na apresentação dos livros ‘A Imagem de Portugal na Galiza’ , de Carlos Quiroga, e ‘A Imagem da Galiza em Portugal’, de Carlos Pazos-Justo.
O livro ‘A Imagem de Portugal na Galiza’ aborda uma interligação de vários séculos, mas ainda assim, explica o autor, “a grande maioria da população está-se nas tintas” para as relações da Galiza com Portugal. “Há trocas económicas, negócios, mas demora muito a desaparecer realmente a fronteira”, defendeu Carlos Quiroga.

O autor considerou ainda que o panorama poderá mudar com o ensino do português como língua estrangeira nas escolas da Galiza. “Pelo menos podemos usar o recurso da sensibilidade para que se ensine o português nas escolas com língua estrangeira. Existe o quadro legal e no ano passado mais do que duplicou o ensino do português nas escolas primárias e secundárias. Estou optimista que mude o esquema e que tenhamos um entendimento mais fluído”, frisou Carlos Quiroga.

Por seu lado, o autor do livro ‘A Imagem da Galiza em Portugal’, defendeu que no nosso país há quem veja alguma proximidade à Galiza, mas há outras pessoas a quem a Galiza não diz nada. Há diferentes perspectivas”, destacou Carlos Pazos-Justo, sem descurar, no entanto, que “a proximidade entre a Galiza e Portugal é cada vez maior. Os visitantes estrangeiros que mais visitam a Galiza nos últimos anos têm sido os portugueses. Por outro lado as trocas comerciais têm aumentado, o relacionamento nesse aspecto é muito intenso”.

No âmbito cultural, reconheceu o autor, o relacionamento “não é tão intenso como seria de esperar”, mas tem tendência a aumentar “sobre tudo aqui no Norte de Portugal”, frisou Carlos Pazos-Justo.
Os dois livros foram apresentados por Henrique Barreto Nunes, ex-director da Biblioteca Pública de Braga.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia