Arte & Exposições

José Pedro Croft em exposição na Galeria Mário Sequeira

  • 2011-04-16

Esta exposição, para a qual o Artista e a galeria seleccionaram um conjunto de pinturas e esculturas recentes e muito significativas, poderá ser visitada até ao dia 16 de Abril.

José Pedro Croft (Porto, 1957) estudou na Escola superior de Belas Artes de Lisboa e terminou o curso de Pintura em 1981. O artista está representado em importantes colecções nacionais e internacionais e recebeu vários prémios e distinções. Em 2003, o CGAC - Centro Galego de Arte Contemporáneo, de Santiago de Compostela, apresentou uma grande exposição retrospectiva do trabalho de José Pedro Croft. Actualmente, vive e trabalha em Lisboa.

“Dentro da criação portuguesa contemporânea, José Pedro Croft é considerado como um dos seus representantes mais interessantes e internacionais. Desde há quase 30 anos, o trabalho de José Pedro Croft manteve algumas constantes que não são estranhas para aqueles que, com maior ou menor atenção, seguiram a sua trajectória. Acima de tudo, a necessidade de definir um território expressivo que, ainda que também guarde uma relação com as grandes linhas daquilo a que chamamos Arte Contemporânea, não perde a dimensão de obra de autor, singular (romântica?), da busca de um espaço que se institui sob o termo “obra”; quer dizer, não se trata de observar, por seu intermédio, as cores utilizadas numa série de ideias desagregadas, mas sim, pelo contrário, de vincular cada uma dessa ideias mediante um método, para verificar a pertinência com que faz com que cada novo fragmento se relacione com os anteriores e seja, em relação a eles, uma forma de autentificação interna que não dependa de juízos exteriores, em função do êxito comercial ou da crítica. Por outro lado, dentro deste processo construtivo - que desde logo caracteriza a sua obra dotada de uma dimensão solitária de investigação sobre os processos que se desencadeiam no seu interior - trata-se, sempre, de fazer corresponder a um universo visual e plástico e, portanto, formal, um determinado número de conteúdos poéticos que servem de veículo a uma comunicação expressiva própria com o espectador, e que se singulariza para além do mero disfrute estético.”

Bernardo Pinto de Almeida
“José Pedro Croft - Poéticas do Espaço”

QUANDO
12 Fev 2011 a 16 Abr 2011

ONDE
Mário Sequeira Gallery, Braga

QUANTO
Evento Gratuito (Outros)

130 itens ver mais
77 itens ver mais
1043 itens ver mais

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia