Arte & Exposições

Cartazes da Feira do Livro e galos de Barcelos: Exposições para ver até 30 Julho

  • 2012-07-20

Está patente até 30 de julho, na Biblioteca Municipal de Barcelos, uma exposição dos cartazes da Feira do Livro, desde a primeira edição, em 1981, até à atualidade. A exposição insere-se na 30.ª edição da Feira do Livro, que decorreu entre 6 e 15 de julho, em Barcelos. Pode ser vista de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 18h00 e aos sábados entre as 10h00 e as 12h30.

A Sala Gótica dos Paços do Concelho e o Posto de Turismo de Barcelos acolhem até 31 de agosto uma exposição intitulada “O mundo fantástico do galo de Barcelos”, com cerca de 70 trabalhos de três dezenas de artesãos barcelenses.

A lenda do galo de Barcelos permitiu uma evolução notável da imagem do galo como figura identitária da cidade, do concelho e, até, do país. Um símbolo que a arte popular, designadamente o figurado, estilizou e difundiu, de tal forma que, nos dias de hoje, o nome de Barcelos surge imediatamente ligado ao galo. Mas não só. A imagem do galo surge também como identidade de Portugal, símbolo de um certo país tradicional e rural que só muito recentemente começa a diluir-se. Talvez por isso, o galo seja uma das figuras mais trabalhadas por novas gerações de artesãos, que emprestam à imagem um contorno urbano cada vez mais crescente.

1043 itens ver mais
77 itens ver mais
130 itens ver mais

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia